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A SOCIOLOGIA SE ESTABELECE COMO

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Por:   •  2/4/2013  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

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A SOCIOLOGIA SE ESTABELECE COMO

CIÊNCIA

Tendo em vista todos estes

acontecimentos, Augusto Comte (1798-

1857) defende uma proposta para resolver

os problemas da sociedade de sua época que

viria através da reforma intelectual do homem

alcançando a reforma das instituições.

mercantilista resultou na conquista e exploração de novos territórios

denominados “colônias” e estas passando a cumprir o papel de

complementaridade da economia da metrópole, constituindo-se em fontes

geradoras de riquezas dos países europeus. Através do “Pacto Colonial”,

ficava assegurada a exclusividade das transações mercantis estabelecidas

entre as metrópoles e suas respectivas colônias, numa relação também

conhecida como monopólio comercial.

Dentre as características do Mercantilismo, podemos identificar:

• expansão marítima comercial e a conquista de novos mercados

fornecedores de matérias-primas e mão-de-obra;

• busca incessante do lucro, através da manutenção de uma

balança comercial de superávit, ou seja, exportar sempre mais

do que importar;

• idéia metalista – nível de riqueza de um país medido pelo

montante de ouro e prata acumulado em seu tesouro nacional;

• absolutismo monárquico – poder político centralizado em torno

do rei que constituía-se na autoridade maior do sistema, com o

Estado controlando a política econômica em favor dos interesses

burgueses.

As práticas mercantilistas impulsionaram o crescimento do capitalismo

comercial dando origem à acumulação primitiva de capitais, pré-condição

necessária ao desenvolvimento do próprio capitalismo.

Secularização

É importante agora, percebermos as mudanças do

entendimento do homem sobre si mesmo e o mundo. Na transição

feudal-capitalista surge um novo homem, principalmente nos

centros urbanos, mais crítico e sensível, representando um

pensamento antropocêntrico – o homem como o centro de

todas as coisas e racionalista – crença ilimitada na capacidade

da razão em dar conta do mundo - movimento resgatado da

antiguidade

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