A Secularização e religião pelo mundo
Por: Diego Jesus • 31/10/2017 • Trabalho acadêmico • 721 Palavras (3 Páginas) • 115 Visualizações
SECULARIZAÇÃO
É um processo através do qual a religião perde a sua influência sobre as variadas esferas da vida social.
Essa perda é avaliada em 3 dimensões básicas:
A primeira diz respeito às estatísticas que mostram que o número de pessoas que frequentam igrejas ou outros grupos religiosos diminuiu consideravelmente nos países industrializados, com exceção dos EUA.
A segunda diz respeito ao quanto de influência social, riqueza e prestígio que as igrejas ou organizações religiosas mantêm. É notado que a igreja que outrora tinha muita influencia sobre a vida das pessoas e até sobre governos , desde o século passado perdeu essa força, e apesar de se manterem ricas, e novas religiões acumularem fortunas rapidamente, não tem mais tanta influência junto aos poderosos.
A terceira envolve as crenças e os valores. A queda no numero de pessoas freqüentando igrejas e sua perda de influencia social, não representam uma perda das crenças e valores pessoais, muitas pessoas tem crenças religiosas mas não participam regulamente de cerimônias publicas, e muitas pessoas participam desses grupos apenas por hábito ou porque é o q se espera delas mas não tem essa visão religiosa forte.
RELIGIÃO NA EUROPA
A influência do cristianismo foi um elemento crucial na evolução da Europa como unidade política. O cristianismo ortodoxo ainda é a religião predominante em muitos países do leste europeu. Já no Oeste do continente, após a grande ruptura do cristianismo que foi a reforma protestante, se dividiu em um norte protestante (Escandinávia e Escócia) e um sul católico (países como Espanha, Portugal, Itália e França) e países com maior e menor dominação (como Holanda e Grã-Bretanha).
Em países como Alemanha, França e Reino Unido, a grande maioria da população se diz cristã, no entanto apenas uma pequena porcentagem dos adultos (pessoas acima dos 15 anos) frequentam as igrejas, na França, por exemplo, apenas 14,2% da população frenquenta cultos religiosos.
As religiões não cristãs também mostraram um aumento significativo na Europa, além dos judeus que a séculos vivem lá, no século XX o processo migratório fez com que houve um aumento significativo nas religiões não judaico-cristãs, a maior fé não-cristã é, de longe o Islamismo, estima-se que aproximadamente 20 milhões de pessoas na União Européia seja mulçumana.
RELIGIÃO NOS ESTADOS UNIDOS
Em comparação com os outros países industrializados, a população dos norte-americanos é inusitadamente religiosa. Pesquisas de opinião púbica, mostram que 3 a cada 5 americanos consideram a religião “muito importante”. Sua maioria cristã mostra que 52% deles se identificam como protestantes, em quanto 24% se diz católico. Outros grupos religiosos significantes são os mórmons, os mulçumanos e judeus.
As organizações protestantes americanas têm grande influencia até na política americana, candidatos procuram apoio das igrejas para vencerem as eleições, como o exemplo as eleições presidenciais de 2004, as pesquisas mostraram que o George W. Bush, só se elegeu ao conseguir o apoio das igrejas naquele ano. São considerados também “empreendedores espirituais” muito competentes, utilizam mídias digitais (como TV e internet) para disseminar sua fé e pregam as doações e prosperidade, tendo templos de oração cada vez mais luxuosos. No debate sobre secularização, os Estados Unidos, são uma exceção importante a visão de que a religião está decaindo nos países industrializados ocidentais.
...