A Sociologia
Resenha: A Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: letilisboa • 15/9/2014 • Resenha • 425 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
Em meados do século XVIII o ocidente, principalmente, passou por várias transformações culturais, politicas, sociais e econômicas que contribuíram para o surgimento da sociologia. A revolução industrial foi um dos fatores contribuintes para a formação de uma nova sociedade, colocando o modo capitalista em evidencia na sociedade na época. A classe operária teve mudanças drásticas no seu modo de viver, pois com a imposição capitalista e o aparecimento das maquinas, a sociedade foi se tornando industrializada e urbanizada, assim, na medida em que aumentavam as atividades fabris, os pequenos proprietários iam desaparecendo. A partir dai os indivíduos que olhavam esse fato como um problema, começaram a buscar “entendimentos” para resolve-lo e modificar a sociedade, buscavam o conhecimento para posteriormente agir.
O saber sobre a sociedade foi parcialmente formado por reflexões de pensadores iluministas e filósofos. Owen, Willian Thompson e Jeremy Bentham diziam e concordavam entre si que as mudanças que estavam ocorrendo iriam causar impacto e produziriam novos fenômenos que deveriam ser analisados. Os iluministas se baseavam no modelo das ciências da natureza, como observação, experimentação e acumulação de dados, ao contrario de Descartes que se baseava na dedução. O objetivo dos iluministas na época era demonstrar que o homem não tinha liberdade, isso por conta das instituições educacionais da época, as quais deveriam ser eliminadas para que o individuo alcançasse a perfeição.
Em 1789 a burguesia tomou o poder e construiu um Estado para reerguer sua autonomia com a intenção de incentivar a empresa capitalista, sendo contra os fundamentos feudais. Os trabalhadores pobres foram mobilizados, e depois, a classe dominante presenteou-os com a interdição dos sindicatos. A revolução tinha como objetivo abolir totalmente a antiga forma de sociedade, e com isso deu golpes contra a igreja e passou a administrar as funções de educação que anteriormente eram controladas por ela. Também nutriu alguns pensadores franceses com ódio, os quais citavam a mesma como “anarquia”, “crise”, “desordem” e o que eles queriam fazer era encontrar soluções para o estado “caótico” encontrando um equilíbrio na sociedade, mas para isso precisariam conhecer as leis que regem a sociedade e os fatos, instituindo uma ciência da sociedade.
A sociologia na concepção de Comte, um dos seus fundadores deveria se orientar conhecendo e estabelecendo leis imutáveis, as quais eram isentas da critica. Ela influenciada pelo positivismo, procurando criar uma independência dos fenômenos sociais em face dos econômicos e as intenções nela criadas sempre foram pensadas para entrarem em pratica, é uma ciência que não foi criada apenas para a reflexão da sociedade, mas também para participar e agir no contexto dela.
...