A Sociologia de Bouman
Por: Bruno Albino • 9/8/2021 • Trabalho acadêmico • 301 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
Atividade Avaliativa
A fluidez da modernidade
Para Bauman a sociedade dos tempos atuais é totalmente diferente da antiga ( sociedade sólida), hoje chama-se sociedade liquida. É como se fosse na química, no sólido todas as moléculas e partículas estão juntas e ligadas umas as outras, tomando forma e sendo difícil de separar; já o liquido são partículas dispersas, separadas, fácil de tomar outra forma e se fluir.
Bauman trabalha com os relacionamentos da sociedade como o amor, trabalho, a politica, a família, entre outros. A sociedade solida é aquela que continha união entre as pessoas, laços e haviam transformações lentas e que conseguíamos prever e assim tínhamos um certo ‘controle’ do mundo a nossa volta diferentemente da liquida de hoje que pode ocorrer diversas mudanças em um único dia, novas tecnologias q chegam e o mundo sendo mudado.
Assim as diferenças da sociedade liquida para a solida é a troca da ideia de coletividade para individualismo, as relações se dão por poucos momentos e são rápidos, muitas pessoas só mantém relações com a família por uma tela do celular, e assim a coletividade se torna superficial.
Karl Marx, um grande sociólogo, disse uma vez que: “A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.”. E com a frase de Marx podemos relacionar com a sociedade liquida de Bouman; o mundo foi se esquecendo dos valores tradicionais e está cada vez mais apaixonado por objetos e tecnologias e esquecendo as pessoas.
Claramente a modernidade é importante, com ela melhorou muitas coisaspara o mundo, descobriu novos remédios, vacinas, facilitou muito os meios de transporte e pesquisa. Porem tudo deve ser dosado e temos que saber igualar sociedade sólida com a liquida, celular e tecnologias são realmente muito bons, mas, nada se compara a um abraço, a um beijo e ao convívio pessoalmente.
...