A característica sócio-institucional
Relatório de pesquisa: A característica sócio-institucional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ismael00 • 17/11/2013 • Relatório de pesquisa • 2.196 Palavras (9 Páginas) • 553 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
Denílson Graça dos Santos
ESTÁGIO II
Maceió
2011
DENÍLSON GRAÇA DOS SANTOS
ESTÁGIO II
Trab. UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Estágio I] Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR.
Orientador: Prof.(a)
Maceió
2011
SUMÁRIO
Identificação
Justificativa
Objetivos
Supervisão de campo
Orientação Acadêmica
Avaliação
Fichas de supervisão de campo e acadêmica
Avaliação de Supervisionado II
DENÍLSON GRAÇA DOS SANTOS
ANEXO I
PLANO DE ESTÁGIO II
Maceió
2011
4
ANEXO I
Plano de Estágio II
1 – Identificação:
a) Nome do estagiário, ead, semestre letivo;
Denílson Graça dos Santos
6º semestre
b) Nome da instituição campo de estágio, endereço, cidade;
Prefeitura Municipal de Maceió.
Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS
Serviço de Acolhimento para Criança e Adolescente
Modalidade: Abrigo Institucional- ACOLHER
Localizado a Rua Hilda Félix de Oliveira, 600, Santa Lúcia – Tabuleiro, município de Maceió, Estado de Alagoas.
c) Projeto na qual o aluno será inserido para a realização do estágio;
O Projeto da Instituição tem por finalidade atender a crianças e adolescentes na faixa etária de 07 (sete) a 18 (dezoito) anos, tendo como perfil de atendimento crianças e adolescentes com vínculos familiares rompidos, por situações de maus tratos, negligência familiar, abandono, situação de rua. desestruturação da família ou impossibilidade circunstancial desta, sendo abrigados de forma provisória até que a reinserção familiar se dê ou através da família natural ou família substituta.
d) Nome do supervisor de campo e o nº do CRESS;
Rosimeiry Correia Leite CRESS / AL 1626
e) Período previsto para a realização do estágio;
Inicio 28/02/2011
Término 06/05/2011
f) Dias e horários de estágio
Dias: Segunda; Quarta; Sexta
Horário: 13h00min ás 18h00min
5
g) Dias e horários reservados para a supervisão de campo e para a orientação
acadêmica:
Dias para Supervisão de Campo:
Segunda; Quarta; Sexta
Horário: 13h00min ás 18h00min
Dias para Orientação Acadêmica:
As quintas- feiras
Horário: 19h00min ás 22h00min.
2 – Justificativa:
A exclusão está se tornando cada vez mais preocupante no contexto sócio – econômico do país, mais especificamente no município de Maceió onde visualizamos muitas crianças e adolescente nos semáforos utilizando drogas ilícitas e fora do convívio familiar. A família é a instituição primeira e fundamental reconhecida nos Artigos 226 e 230 da constituição que diz que a família é a base da sociedade e que a mesma tem especial proteção do estado,cabendo a ela a função de formar social; culturalmente e emocionalmente todo o individuo, devendo assim assegurar as suas crianças e adolescente todos direitos inerentes aos mesmos no seu estatuto (ECA) que teve sua promulgação aos 13 dias do mês julho de 1990 na lei 8069 que diz no Artigo.87 que as crianças e adolescentes tem o direito á serviços especiais de prevenção e atendimento medico e psicossocial ás vitimas de maus tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.
No entanto devido a alguns atos de negligência, maus tratos e abusos os pais ou responsáveis terminam perdendo a guarda de seus filhos que acabam sendo encaminhados para instituições, como abrigos, como medida de proteção á criança e adolescente. O Acolhimento Institucional Projeto Acolher é uma dessas Instituições que acolhe crianças e adolescentes que apresente privações do apoio e das orientações dos pais e responsáveis, que se encontra em situação de abandono, maus tratos, situação de rua e negligência familiar. Os assistentes sociais juntamente com outros profissionais trabalham almejando como prioridade à reinserção familiar seja ela através da família natural ou substituta.
6
3 – Objetivos
3.1 – Objetivo Geral:
Trabalhar a relação familiar e realizando por sua vez os encaminhamentos possíveis no intuito da manutenção dos referidos vínculos a fim de que o processo de reinserção familiar propicie condições favoráveis de um melhor convívio sócio-familiar e comunitário.
3.2 – Objetivos Pedagógicos:
- Possibilitar ao aluno a identificação do espaço de intervenção profissional;
- Possibilitar
...