ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
Ensaios: ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Baldaconi • 19/11/2014 • 872 Palavras (4 Páginas) • 496 Visualizações
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
O judeu Franz Boas foi um antropólogo nascido em 1858, na cidade de Minden, então parte da Prússia, e faleceu em 1942 em Nova York. Formado em Física, emigrou para os Estados Unidos em 1887 e lecionou na Universidade de Columbia desde 1905. Suas obras mais importantes foram: “A mente do homem primitivo”, de 1911, “Arte primitiva”, de 1927 e “Raça, linguagem e cultura”, de 1940.
O antropólogo Franz Boas ficou conhecido como:
Resposta Selecionada:
Corretac.
fundador da moderna antropologia dos Estados Unidos
Resposta Correta:
Corretac.
fundador da moderna antropologia dos Estados Unidos
Feedback da resposta:
A opção correta é: fundador da moderna antropologia dos Estados Unidos.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Faça uma análise do texto jornalístico abaixo:
"O Paraná TV 1ª Edição mostrou casos de racismo. Há o caso do nigeriano que, há oito anos, vive no Brasil e ainda sofre com o preconceito. Depois do caso de suspeita de ébola, em Cascavel, a situação ficou ainda pior. A Casa Latino-americana, que presta assessoria a estrangeiros, oferece apoio aos haitianos, que agora processam os antigos empregadores por xenofobia".
(notícia publicada e adaptada do veículo Paraná TV Primeira Edição da Rede Globo)
A prática racista comentada acima pode ser definida pela ciência antropológica como:
Resposta Selecionada:
Corretab.
etnocentrismo
Resposta Correta:
Corretab.
etnocentrismo
Feedback da resposta:
A opção correta é etnocentrismo.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
A antropologia evolucionista surgiu impulsionada por uma analogia com a teoria da evolução biológica, elaborada por Charles Darwin no livro A origem das espécies, em 1859.
Sobre a antropologia evolucionista, pode-se afirmar que o uso do método comparativo:
I. Propiciava a comparação entre grupos sociais entre si por meio de alguns costumes, que não eram vistos como peças de um sistema de relações sociais e valores de um grupo, mas como aspectos isolados de uma cultura.
II. Possibilitava criar preconceitos em relação a determinadas culturas, pois os costumes não eram inseridos no contexto mais amplo da cultura no processo de comparação.
III. Produzia a comparação entre as culturas, de modo a estabelecer relações de compreensão de que o “outro” é de uma cultura diferente da cultura do “eu”, porém não é inferior ou superior.
Marque a alternativa CORRETA:
Resposta Selecionada:
Corretad. I e II
Resposta Correta:
Corretad. I e II
Feedback da resposta:
O Método Comparativo, utilizado pela antropologia evolucionista, possibilitava criar preconceitos em relação a determinadas culturas, pois os costumes não eram inseridos no contexto mais amplo da cultura no processo de comparação, como também promovia a comparação entre grupos sociais entre si por meio de alguns costumes, que não eram vistos como peças de um sistema de relações sociais e valores de um grupo, mas como aspectos isolados de uma cultura. No entanto, não produzia a comparação entre as culturas, de modo a estabelecer relações de compreensão de que o “outro” é de uma cultura diferente da cultura do “eu”, porém não é inferior ou superior.
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
(...) A diferença é que, a partir da antropologia de Franz Boas, estima-se que para compreender o lugar particular ocupado por um determinado costume não se pode mais confiar nos investigadores (informantes). Apenas o antropólogo pode elaborar uma monografia, isto é, dar conta cientificamente de uma micro-sociedade, apreendida em sua totalidade e considerada em sua autonomia teórica. Pela primeira vez, o teórico e observador estão finalmente reunidos (...)
...