ANÁLISE E REFLEXÃO ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE ÉTICA, MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA
Por: max_costa • 6/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 456 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
ACADÊMICO (A): Max Cleiton Da Costa |
R.A.: 00199758 |
CURSO: Sistemas De Informação |
UNIDADE: Sede |
ANÁLISE E REFLEXÃO ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE ÉTICA, MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA
Leitura e análise do artigo “Hans Jonas e a proposta de uma ética para a civilização tecnológica” do autor Mario Sergio Alencastro.
Com base na leitura responda:
a) Do que trata a obra “O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica” do filósofo contemporâneo Hans Jonas? Qual a inquietação do autor e o que o fez escrevê-la?
R: Hans Jonas tem como principal objetivo assegurar a continuidade da raça humana como um todo, Ele escreveu essa obra pois está preocupado com as atitudes do homem com o ambiente, e sua maior preocupação é com as gerações futuras , pois do jeito que as coisas estão se encaminhando , os nossos sucessores irão sofrer as conseqüências .
b) Por que os humanos devem ser responsáveis para com a preservação da vida e o futuro da espécie e do planeta?
R: A presença da raça humana deve ser preservada para assim garantir a idéia de Homem ( um construto Ontológico) . E esse feito está nas gerações atuais , para que a presença do Ser Humano na terra seja mantida a partir das gerações futuras .
c) Explique porque Hans Jonas considera a tecnologia um problema ético.
R: Hans alega que a tecnologia, da um poder ao homem onde faz com que ele seja vítima dele mesmo , pois a mesma está tão avançada que as conseqüências desse mau uso dela irá acabar com a humanidade .
d) Por que, segundo Hans Jonas, se faz necessário estabelecer uma ética para as questões tecnológicas?
R: É necessário estabelecer uma ética, pois assim, é ensinado a usar a tecnologia de forma devida a seu favor , e não fazer com que as pessoas se tornem vítimas delas próprias.
e) Neste contexto tecnológico, explique qual é o novo papel para a ética, de acordo com Hans Jonas.
R: O novo papel da ética seria embarcar, além das ações humanas, as extra-humanas, e que evite as ações prejudiciais em relação ao planeta, pois Hans sentiu na pelo o que está acontecendo nesse momento da humanidade.
...