AS MODIFICAÇÕES FISIOLÓGICAS
Por: Enferrose • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 117 Visualizações
RESUMO SOBRE AS MODIFICAÇÕES FISIOLÓGICAS
Durante a gravidez o corpo da mulher passa por diversas modificações, tanto fisiologicamente como psíquica. O corpo passa por diversas modificações e adaptações.
1-MODIFICAÇÕES E ADAPTAÇÕES DO ORGANISMO MATERNO DECORRENTES DA GRAVIDEZ
São dois processos, dinâmicos inter-relacionados e independentes. Processos que ocorrem primeiramente com a presença do feto, do líquido amniótico, aparecimento das linhas ‘’nigrans’’ e estrias decorrentes da gestação.
Todas as alterações observadas no organismo materno se fundamentam em:
- Alterações hormonais;
- Alterações enzimáticas;
- Presença do feto;
- Aumento do volume uterino;
A gravidez apresenta um aumento de todos os hormônios, assim como a presença do feto, onde o aumento uterino é evidente, aumento do abdome, estrias e a adaptação da coluna vertebral e de todo seu organismo para a acomodação do feto que irá se desenvolver.
Por estes motivos a gestação deve ser analisada como uma aptidão física.
1.1– SISTEMAS TEGUMENTARES
As modificações gravídicas são diversas e decorrem da associação de vários fatores: Aumento de cloasma e da linha de ‘’nigrans’’ Aumento da progesterona; As unhas crescem mais; ;Metabolismo basal da gravida é mais elevado, observando-se o aumento do cortisol.O aumento de tecido adiposo no abdome contribuem para o aparecimento de estrias.
1.2.APARELHO DIGESTIVO
Durante a gestação, tanto a fome como o apetite são exacerbados. São comuns desejos de ingerir alguns alimentos sejam substancias não convencionais ou alimentos específicos na fase inicial da gravidez.
Neste período o pH fica mais baixo da saliva, responsáveis pela cáries. Devido a ação do estrógeno e progesterona que limita a higienização da cavidade oral. No estômago, observa-se declínio da produção de radicais ácidos e aumento de radicais básicos e do muco protetor. Os intestinos ficam com as atividades reduzidas predispondo a obstipação e ao aparecimento de hemorroidas.
1.3.APARELHO CÁRDIO CIRCULATÓRIO
O incremento do volume circulante durante a gravidez faz com que o rendimento cardíaco aumente em igual proporção. Para atender a esta demanda o coração se adapta atrofiando concentricamente todas as suas câmaras. Devido a ação angiogênica do estrógeno e vasodilatadora da progesterona, a pressão arterial tende a cair durante a gestação. Sobre a pressão venosa, sabe-se que a mesma não altera com a gestação.
1.4.APARELHO CIRCULATÓRIO
Com o envolver da gestação, o útero cresce rechaçando alças intestinais, estômago, fígado contra o diafragma, reduzindo o tamanho do pulmão no sentido céfalo-caudal.
Como mecanismo de compensação, o tórax aumenta seus diâmetros látero-lateral e ântero-posterior. Esta ação é recompensada pela ação da progesterona aumentando a frequência cardíaca e o ritmo da respiração.O volume passa de 7 para 10 litros e o pCO2 de 40 para 30mmHg.Essas alterações contribuem para as trocas gasosas a nível placentário.
1.5.SISTEMA URINÁRIO
Todos os índices de fluxo e função renal aumentam durante a gravidez. É notável a retenção de sódio e água, possibilitando arredondamento das formas corporais da grávida e hidratação adequada dos ligamentos da cintura pélvica (facilita o deslizamento articular no momento do parto).
Devido a ação progesterônica, a hipotonia desses elementos predispõe a cálculos e infecções urinárias. A compressão vesical e redução de suas capacidades são comuns neste período.
1.6.SISTEMA ÓSTEO ARTICULAR
O equilíbrio entre a secreção de paratormônio e calcitonina se fez em nível mais elevado durante a gravidez.Com a absorção de sódio e água,os ligamentos e cartilagem de interdisposição óssea, também participam desse processo.Nas articulações inferiores predispõem a entorses,luxações e até fraturas ósseas.
...