ATIVIDADES DE CIENCIAS SOCIAIS UNIGRAN
Artigo: ATIVIDADES DE CIENCIAS SOCIAIS UNIGRAN. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BenitesSilva • 14/5/2014 • 1.877 Palavras (8 Páginas) • 2.196 Visualizações
ATIVIDADE 01 – O CONHECIMENTO COMO CARACTERÍSTICA DE HUMANIZAÇÃO: cultura e processos sociais
a. Ler o texto e fundamentado/a nas questões propostas, elaborar uma atividade escrita.
b. Observando a diagramação do texto “Uma Experiência Absurda” extraído do livro “Cultura: um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia. De que gênero de texto você acha que se trata? Uma notícia? Uma reportagem? Um texto científico? Por que vocês acham assim? Existem algumas palavras desconhecidas no texto? Tentem compreendê-las no contexto em que o autor as utiliza.
c. Qual é o tema que o autor discute? Qual é a tese que o autor quer sustentar no texto?
A quem ele recorre para explicar e dar sustentação à sua tese? Como ele utiliza essas informações? Faz citações diretas? Elas ajudam a compreender o texto?
d. Quais as suas hipóteses sobre as intenções que o autor tem com o texto? O autor apresenta fatos ou dados. As informações que o autor utiliza de outros autores são coerentes e convincentes? Ajudam a entender e a explicar melhor o que ele quer explicar?
e. Que inferências (operação mental pela qual extraímos uma conclusão) você consegue fazer sobre o texto com base em seu conhecimento de mundo? Quais as conclusões que o autor chega? Ou, que conclusões vocês conseguem extrair do texto?
1. Agora, Fundamentado/a no texto e seguindo pelo menos estes apontamentos, construa um texto coerente e conciso sobre o conteúdo do texto apresentando as suas inferências (conclusões) do texto. Por fim, tente estabelecer relações com a forma como nós organizamos e produzimos as condições materiais e culturais no dia-a-dia na atualidade.Peço que elabore um texto que expressa o seu entendimento, fundamentado/a nas informações e nas informações das aulas e envie pelo portfólio como atividade escrita para a aula 01. (texto com até 20 linhas).
2. O que distingue o homem dos outros animais?
3. Como você entende a partir desta aula o termo Trabalho?
Professor Pedro Rauber.
FAZER RESPOSTAS 2 e 3 COM NO MÁXIMO 15 LINHAS CADA.
ATIVIDADE 02
AVALIANDO AS COMPETÊNCIAS BÁSICAS
A partir dos textos, explicações e exemplificações nesta aula, como você entende o termo cultura? Que relação você estabelece entre Cultura, Sociologia trabalho?
Que relação você consegue estabelecer entre Trabalho, Cultura, Ciência e Humanização?
Respostas com no máximo 20 linhas cada.
ATIVIDADE 03
AVALIANDO AS COMPETÊNCIAS BÁSICAS
Busque ler na Constituição Brasileira nos artigos 170 e seguintes sobre o que ela estabelece sobre a atividade econômica e à função das organizações do trabalho e sobre a organização do trabalhador. Como você entende estes preceitos constitucionais?
O que significa o termo Revolução Industrial?
Quais foram seus principais desdobramentos sociais? Seria possível dizer que a Revolução Industrial acirrou as diferenças sociais entre ricos e pobres? Seria esse um fator que distingue radicalmente os países desenvolvidos e subdesenvolvidos?
RESPOSTAS COM NO MÁXIMO 15 LINHAS CADA.
QUESTÃO NUMERO 1:
Na diagramação do texto “Uma experiência absurda”, notamos um texto científico, baseado em experimentos e observações para descobertas de informações sobre o ser humano quanto à linguagem, porém um tanto quanto absurda como o título sugere. Kroeber cita duas experiências realizadas no passado: Uma feita por um Rei Egípcio e outra pelo Imperador Mongol Akbar. A experiência feita pelo Rei, como tentativa em descobrir uma língua nativa, fez com que crianças ficassem isoladas somente na compania de cabras, o que resultou no seguinte: as crianças aprenderam a falar somente bekos ou beek, (que é o som emitido por uma cabra) e como no idioma frígio isso significava a palavra pão, o Rei concluiu que o idioma original da humanidade era o frígio, pensando que o ser humano já nascia com as informações mas que eram modificadas pelo convívio com outros humanos. O Imperador fez a experiência de fechar várias crianças sozinhas e depois de um certo tempo, para sua decepção, notou que elas não falavam nada, eram silenciosas. O autor nos mostra que foram experiências ingênuas, porém com valor para a ciência, na época acreditavam que deveria haver uma nova experiência, mas não foi necessário pois com essas duas experiências concluimos que o ser humano precisa de ensinamentos, ele não nasce sabendo, o conhecimentos não é hereditário, ele aprende, e para isso precisamos de um professor a quem imitar, que quando pequenos são nossos pais e as pessoas que nos rodeiam, e, quando maiores, os profissionais da educação, que nos ajudam a adquirir e solidificar mais conhecimentos.
QUESTÃO NUMERO 2:
Os animais agem por instinto, não se modificam, apenas se adaptam ao meio em que se encontram, são uma espécie que tem sua própria natureza, não evoluem e não desenvolvem a inteligência, por isso são iracionais. O ser humano por sua vez se distanciou da sua natureza animal, para sobreviver, o homem aprendeu a agir de modo superior à sua natureza, dominou o meio em que vivia, desenvolveu habilidades, criou e recriou, inovou e renovou, produziu sua escrita, cultura e história. Isso foi se desenvolvendo com o tempo, quanto mais pessoas se apropriavam disso, mais informações e qualidades eram acresentadas, e assim o ser humano vive um contínuo desenvolvimento e transformação. O homem modifica a natureza e a obriga a servir-lhe. Essa é a diferença essencial entre o homem e os demais animais.
QUESTÃO NUMERO 3:
O trabalho é a condição básica e fundamental de toda a vida humana. Os macacos evoluíram da sua forma quadrúpede em função do trabalho, pois usavam as mãos para poder trabalhar. Mas o verdadeiro trabalho começou com a elaboração de instrumentos de caça e pesca. O fogo que produziam ajudava na digestão, e a domesticação dos animais multiplicavam a reserva de carnes e outros alimentos derivados, facilitavam a forma de obter a comida. Quando criaram a máquina a vapor, não sabiam que estavam criando um instrumento que iria subverter as condições
...