ATPS DE CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
Casos: ATPS DE CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: baitola • 29/9/2014 • 3.169 Palavras (13 Páginas) • 251 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Alunos:
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
Valparaíso de Goiás (GO), de 16 de setembro de 2014.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
Trabalho de Atividade Prática Supervisionada de curso apresentado a banca examinadora da Faculdade de Valparaíso de Goiás da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação da professora Eionyr Barbosa.
Valparaíso de Goiás (GO) - 2014.
SUMÁRIO
Introdução .................................................................................................. 04
CAPÍTULO 1 – EVOLUÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO... 05
CAPÍTULO 2 – DEFINIÇÕES..................................................................... 06
CAPÍTULO 3 – AS ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS .......................................... 10
CAPÍTULO 4 – SIMPLES NACIONAL ........................................................ 12
CAPÍTULO 5 - PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 32 .......................... 14
Conclusão ................................................................................................... 17
Referências Bibliográficas .......................................................................... 18
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta informações sobre a história da evolução do sistema tributário brasileiro e quais são as espécies tributárias e suas definições; também detalhamos cálculos de empresa fictícia, cujos cálculos foram realizados conforme impostos ISS, ICMS E O SIMPLES NACIONAL.
Foi apresentado o Lucro Real e o Lucro Presumido e quais as vantagens e desvantagens de cada um.
1. EVOLUÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO
O texto para discussão nº 405 apresentado na ATPS de Direito Tributário de Ricardo Varsano, trata da Evolução do Sistema Tributário Brasileiro. Relata desde o primeiro momento em que o Estado Brasileiro inicia a tributação, sendo o primeiro o tributo do Comércio Exterior, e a queda de arrecadação devido a primeira e a segunda guerras mundiais. A partir da observação do declínio dos tributos por causa das guerras, se viu a necessidade de ampliar a tributação para o custeio do Estado e a manutenção de ações desenvolvidas por àquele.
O histórico da ação desenvolvida pelo Estado para implementar os tributos sempre foi muito conturbado, seja pelos empresários, ou pela sociedade que se opunham a pagar os tributos exigidos, utilizando de meios para impedir a ação compulsória do Estado.
Em algumas Constituições Brasileiras, o assunto sobre tributos era ignorado devido a sua controvérsia e dificuldade de implantação.
Vários tributos foram criados, como o COFINS e o ICMS, uns transferidos ao Fundo de Participação dos Estados – FPE, e Fundo de Participação dos Municípios - FPM. A União em alguns momentos, segundo o autor, teve uma arrecadação pequena, o que dificultou a destinação de verba para a educação e saúde.
Uma das maiores despesas que o Estado Brasileiro tem tido é a despesa com pessoal, subtendendo esse, ser um problema crônico para a Gestão Pública Administrativa há década, pendente de resolução.
A reforma tributária mais importante foi a da década 60, e segundo o autor Varsano, ocorreu por causa do momento ditatorial em que o Brasil vivenciava.
A Constituição de 1988 teve um papel melindroso no que tange a reforma tributária.
Segundo Varsano existem várias sugestões para o melhoramento do Sistema Tributário Brasileiro, porém se deve levar em consideração todo o histórico-evolução vivido pelo Brasil até os dias atuais, pelo que ignorando tais situações, poderíamos cair no caos tributário.
O texto Dicas de Economia Tributária que consta na ATPS de Contabilidade Tributária orienta a respeito de como fazer as deduções para a fonte pagadora das Pessoas Físicas, Alienação de bens e direitos de pequeno valor, alienação do único imóvel e informações sobre o Simples Nacional.
O texto Dicas de Economia Tributária que consta na ATPS de Contabilidade Tributária orienta a respeito de como as pessoas jurídicas devem fazer suas deduções e quais impostos devem ser deduzidos, tais como: ICMS, CONFINS, PIS, CSLL e outros.
2. DEFINIÇÕES
O Texto fala sobre as diferenças de conceitos quanto às taxas, contribuições e impostos, aqui será abordado o significado de cada um deles.
Vale ressaltar que as taxas, contribuições e impostos referem-se aos tributos. Assim, segundo o Código Tributário Nacional – CTN, tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir; que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa e plenamente vinculada.
É muito comum ocorrer confusão entre o que é um imposto, uma taxa ou contribuição. Todos eles são tributos cobrados por entes público (Municípios, Estados e União), e servem para custear toda a
...