TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aciocínio econômico

Tese: Aciocínio econômico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Tese  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?

A expressão significa “tudo o mais constante”, ou seja, todas as demais variáveis, salvo as que estão em análise, são consideradas constantes. Permite, por exemplo, que o preço de um serviço se modifique, considerando que os homens que trabalham na execução da tarefa, o tempo de trabalho, e a quantidade do serviço executado permaneçam inalterados (constantes).

Usando essa hipótese, torna-se possível o estudo de determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos – consumidores e produtores – nesse particular mercado, independentemente de outros fatores, que estão em outros mercados, poderem influenciá-los.

Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?

A teoria microeconômica atua na análise de formação de preços no mercado e estuda o funcionamento da oferta e demanda. Ou seja, esta teoria estuda a formação dos custos e dos preços no processo de produção e a sua relação entre eles.

1) Como se divide o estudo microeconômico?

A microeconomia é considerada a base da teoria econômica, estudando suas relações fundamentais. Este estudo é dividido com um problema de recursos escassos, os desdobramentos lógicos desse problema levam ao estudo microeconômico individual de consumidores e firma bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles.

2) Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade demandada?

A função demanda representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade procurada desse mesmo bem. Geralmente, verifica-se uma relação negativa entre a quantidade procurada e o preço do bem, de onde resulta uma curva da procura negativa, o que significa que quanto mais elevado é o preço do bem, mais baixa será a quantidade procurada e vice-versa. Demanda, representa todas as variações sofridas na curva de demanda, em função de alterações nas variáveis que afetam a demanda. Quantidade demandada, representa as variações sofridas ao longo da curva de demanda, unicamente motivada por alterações nos preços do bem em análise, desprezando-se as demais variáveis.

3) Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática? Justifique.

Um produto qualquer, pode aumentar 50% seu preço, mas a renda pode aumentar em 100%, deste jeito a demanda pode aumentar sobre este produto mesmo que seu preço tenha sido elevado.

Assim a lei da demanda pode funcionar quando deixamos todas as variáveis fixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com