Adm Financeira E Orçamentaria
Pesquisas Acadêmicas: Adm Financeira E Orçamentaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thayanned • 26/11/2013 • 1.013 Palavras (5 Páginas) • 226 Visualizações
Aula-tema: O que é Administração Financeira e Orçamentária.Tipos de negócios.
Introdução
Deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças que, corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos.
Analisando-se apuradamente verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente na administração geral de nível estratégico, gerencial e operacional em que se torna dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.
A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.
Administração Financeira
Qual o papel do administrador financeiro? Cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas.
Administração de Caixa é administrar o caixa fazendo que as empresas não fechem as portas. È essencial numa empresa que a atividade administrativa seja exercida por pessoas que apresentem conhecimentos financeiros e contábeis que saibam acompanhar e prever estratégias para o demonstrativo contábil. O demonstrativo do fluxo de caixa é o instrumento que monitora a evolução do equilíbrio e desequilíbrio dos recursos financeiros e assegura a visão para a necessidade do caixa. O fluxo de caixa tem que compreender períodos que possibilitam compreender: as projeções de entrada e saídas de recursos e períodos deficitários e de superavitários.
A administração de caixa estabelece controles que é a principal ferramenta para uma boa administração dos recursos financeiros e para se tiver sucesso terá de ter todos os departamentos da empresa. E estes departamentos deverão evitar despesas excessivas e melhorar despesas.
A importância de um planejamento bem elaborado para pequenas empresas que não tem o hábito de formalmente de fazê-lo. O desenvolvimento tem que ter o resultado esperado de uma gestão competente. A administração financeira tem que ter o resultado projetado alcançado de um planejamento esperado. A preocupação das pequenas empresas é consideravelmente por que tem um grande crescimento na economia saudável e considerável da população efetivamente econômica. Segundo o SEBRAE as classificações do porte das empresas estão classificadas em:
Microempresas- receita bruta anual igual ou inferior a 4 333.755.14.
Empresa de pequeno porte: receita bruta anual a 4 333.755.14.
Segunda forma de classificação considera a diferença de segmentos e determina o que deverão ser considerado:
Microempresa: na indústria e construção até 10 pessoas ocupadas no comércio e serviço, ate nove pessoas ocupadas.
Pequenas empresas: na indústria e na construção de 20 a 95 pessoas ocupadas.
Pequenas empresas: no comércio e serviços de 10 a 49 pessoas ocupadas.
Para Marelli (1994) a classificação do porte da empresa se torna necessária a adoção de variáveis ou critérios quantitativos e / ou qualitativos que são descritos:
Quantitativos: os principais problemas é a falta de um sistema contábil.
Qualitativos: são problemas encontrados de tipo de inserção ao acesso de mercado de capitais e inovações tecnológicas, divisão de trabalho especializada e mão de obra especializada.
Aspectos que afetam as pequenas empresas:
Pontos fortes: menor burocracia maior agilidade na tomada de decisão por depender de um número de pessoas, uma boa comunicação entre os membros das empresas
...