Administração
Casos: Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adriprimon • 2/4/2014 • 569 Palavras (3 Páginas) • 593 Visualizações
1. Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.
As mudanças mais significativas foram: a expansão marítima, racionalidade e planejamento, revolução urbana, invenção das máquinas, industrialização, o lucro como medida de toda atividade econômica, estímulo à pesquisa científica e tecnológica.
2. Faça uma síntese dos principais avanços conceituais realizados pelos humanistas e enciclopedistas na Ilustração acerca da política, do poder e do governo.
Foi uma oposição entre a sociedade e as pessoas, entre o que era controle social e a liberdade, saber o que se produzia para o que se fizesse necessário e o que se produzia visando um lucro excessivo.
3. Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições às ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da sociologia.
Adam Smith disse que tendo uma divisão apropriada e identificando o que cada pessoa sabe fazer melhor, iria ter uma melhor produtividade e riqueza para uma nação.
4. Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a Ilustração.
A racionalidade, a dignidade do Ser Humano, o Rigor Cintífico, o Ideal Humanista e o retorno das artes greco-romanas.
5. "Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens."
Nesse trecho, extraído do Contrato Social, Rousseau:
a) Considera natural a autoridade de um homem sobre o outro? Por que?
Não, Rousseau acreditava que só com a liberdade de escolha é que o homem poderia exercer a sua soberania.
b) Para ele, o que legitima a autoridade de uma pessoa sobre outra?
Rousseau acreditava que o que legitimava a autoridade é o interesse em comum de todos, que os homens renunciam suas necessidades particulares em favor da coletividade.
6. "Como a natureza dá a cada homem um poder absoluto sobre todos os seus membros, dá o pacto ao corpo político um poder absoluto sobre todos os seus, e é esse mesmo poder que, dirigido pela vontade geral, recebe, como eu disse, o nome de soberania."
A partir do trecho citado, o que é soberania para Rousseau?
Para Rousseau a soberania é o poder de que goza uma pessoa sobre todos os membros de uma certa comunidade por representar a vontade de todos e os expressam em pactos sociais que legitimam essa autoridade.
7. O que o homem da Ilustração esperava da ciência?
Esperava que a ciência resolvesse problemas concretos de produção e realização humana.
9. Qual era a fonte de riqueza de uma nação para Adam Smith? Por quê?
Para o autor, era o trabalho e a produtividade, pois com isso se transforma a matéria-prima
...