Administração pública
Pesquisas Acadêmicas: Administração pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NETONETO1921 • 9/9/2014 • 770 Palavras (4 Páginas) • 177 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
POLO BOM DESPACHO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MODALIDADE EAD
JOÃO PINTO DE OLIVEIRA NETO – Matrícula 201310114
Atividade 1.2 - Tarefa 1
Tarefa 1
QUESTÃO 1:
1. (8 pontos): Podemos afirmar que a formação econômica brasileira ajuda a pensar o Brasil? Explique de acordo com a realidade do seu município.
Em um país com dimensão continental como o nosso e com clima propício à agricultura, basta dar poder de compra aos cidadãos para a economia prosperar. Desde a descolonização de Portugal o Brasil implantou dezenas de métodos para alavancara a nossa economia, sendo a maioria delas frustradas pela dívida nacional, alta da inflação e pelo desemprego. Com a estabilização da inflação e com os incentivos ao consumo, a partir do Plano Real, elevou-se a quantidade de pessoas pertencentes à chamada classe média, consequentemente, temos mais poder aquisitivo, mais consumo, emprego e crescimento.
No meu município não é diferente, com economia mais voltada para a indústria e o comercio, podemos perceber grande movimentação econômica gerada, principalmente, pelo nível de empregabilidade da população.
2. (8 pontos): Podemos afirmar que a desigualdade regional foi criada devido a quais fatores? É possível superá-la diante do processo de concentração e centralização do capital? Para responder a esta questão, procure conversar, se possível, com alguns secretários municipais.
Vários fatores contribuíram para a desigualdade regional desde a descoberta do Brasil, tendo em vista até mesmo o local em que as barcaças portuguesas atracaram na costa litorânea do Brasil, o período do “café com leite” até mesmo o maior investimento em acessos viários no sudeste do Brasil, a desigualdade populacional e o tipo climático. Políticas Econômicas voltadas à distribuição de renda como por exemplo; bolsa família, minha casa minha vida e a ampliação de acesso gratuito ao ensino superior tende a amenizar esta situação hoje vivida.
3. (8 pontos): Podemos afirmar que a questão política interfere no processo econômico brasileiro? Então, por que tantos desempregados?
Sim, as políticas econômicas interferem diretamente na economia de todos nós, o governo pode adotar uma política expansionista baixando juros e elevando os investimentos, o poder de compra da população se elevará e, consequentemente, o consumo irá acompanha, o ponto negativo é a inflação que também aumenta e provoca a elevação dos preços. Já com políticas contrassionistas o governo retém recursos, eleva os juros e para os investimentos, estas ações provocam uma baixa na inflação, assim, tendo menos produção, o desemprego também se eleva.
4. (8 pontos): Industrialização é sinônimo de desenvolvimento?
No governo de Getúlio Vargas, com a desvalorização do café, a solução foi o investimento na indústria. Com a industrialização brasileira, tardia, porém essencial para o desenvolvimento do país, foi gerado emprego e renda para a população que migrou para os grandes centros.
QUESTÃO
...