Almoxerifado
Tese: Almoxerifado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victor.020895 • 5/6/2014 • Tese • 422 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Almoxarifado
Almoxarifado é o local destinado à guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamentos e disposição interna acondicionados à política geral de estoques da empresa. O controle deve fornecer a qualquer momento as quantidades que se encontram à disposição em processo de recebimento, as devoluções ao fornecedor e as compras recebidas e aceitas.
As atividades de recebimento abrangem desde a recepção do material na entrega pelo fornecedor até a entrada nos estoques. A função de recebimento de materiais é módulo de um sistema global integrado com as áreas de contabilidade, compras e transportes e é caracterizada como uma interface entre o atendimento do pedido pelo fornecedor e os estoques físico e contábil.
Estoque
No contexto da gestão da produção, estoques caracterizam-se como recursos de entrada transformados. Para entender melhor esse conceito convém analisar o que é gestão de produção e operações e o que é um processo de transformação. Toda empresa, seja ela grande ou pequena, de serviços ou de manufatura, tem como um de seus principais objetivos a criação de produtos e/ou serviços.
Gestão da produção nada mais é que a forma na qual as empresas produzem serviços e produtos. Por sua vez, a função de produção representa a reunião de recursos destinados à produção de produtos e serviços. Como toda empresa produz algum bem ou serviço, logo toda empresa possui uma função de produção. Apesar de todas as empresas possuírem a função de produção, entretanto, nem todas as empresas se referem à função de produção com o termo "função de produção". A expressão função de produção é mais usada nas indústrias.
Deposito/Armazém
Os armazéns são espaços idealizados para armazenar produtos em quantidade, onde habitualmente esse armazenamento não é feito de uma forma aleatória, isto porque estes mesmos armazéns servem como plataformas de escoamento. Assim, pretende-se que os mesmos tenham uma estrutura coerente e organizada permitindo com isso recepcionar, manobrar e expedir os mais diversificados tipos de produtos com um controlo moderado das condições ambientais e de segurança.
Evoca-se e bem, que a principal função de um armazém é todo o processo inerente à sua capacidade de organização interna, geri-la permite falar-se de processamento e gestão de stocks. Essa boa gestão permite o encaminhar dos diferentes produtos para os diferentes clientes, estabelecendo um circuito devidamente identificado que se inicia na recepção de um produto até ao seu escoamento. Considerando este percurso, podem-se definir várias funções de desempenho dentro de um armazém
...