Analise De Investimento
Casos: Analise De Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deake • 17/9/2013 • 496 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
O conceito de investimento
Há muitas coisas que são tratadas como investimento como por exemplo: comprar uma casa; comprar um carro; fazer uma aplicação financeira; guardar dinheiro na caderneta de poupança; comprar dólares e guardar em casa; abrir uma empresa; construir uma fábrica; cursar uma faculdade; estudar inglês.
Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância com as organizações. O investimento em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Essa é a característica comum a todos os exemplos citados. Desta forma abrir uma empresa e cursar uma faculdade também é considerado um investimento pois, renunciamos recursos no presente em prol de mais reursos no futuro
Generalizando de uma forma simples, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro.
Os tipos de investimento
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias:
Investimentos públicos: são os recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim sociais.
Investimentos privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer pais capitalista.
Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas e em partes por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto o bem estar para a sociedade quanto retorno monetário.
A importância dos investimentos
Os investimentos tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações. A economia de qualquer pais só pode crescer com um fluxo continuo de investimentos, a lógica para esta afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto.Uma vez que as unidades produtivas tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas e instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por ia de investimentos. O investimento influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:
Expansão das organizações: as organizações, em especial as privadas, tem por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor.
Reposição do capital: as organizações, mesmo que estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas maquinas e equipamentos.Se essa reposição não for realizada, a organização
...