Aps 3 Sem
Artigos Científicos: Aps 3 Sem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danicarlos • 23/9/2014 • 3.397 Palavras (14 Páginas) • 225 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS Atividades Práticas Supervisionadas
EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA PUJANTE TRANSPORTES LTDA.
BRASÍLIA - DF
2013
AUTORES: RA
ADRIANO BATISTA DE SOUSA B689GF-0
CLAUDIA DA SILVA MATOS B53662-4
IURI CAMPOS T237HC-3
JESSICA MARIA DA CONCEIÇÃO T200DC-3
MANOEL PEREIRA DA SILVA JUNIOR T220JC-8
PRISCYLA NUNES SAMPAIO T208DA-8
MIGUEL HERMINIO DA COSTA FILHO B85855-9
TATYANA TAMYRES DA SILVA CHAVIER T221JF-9
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA PUJANTE TRASNPORTES LTDA.
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo semestre de 2013 em disciplinas do 2º semestre do curso de ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
Brasília – DF
2013
Sumario
1 Introdução
2 Revisão teórica
3 Estudo de caso
3.1 Perfil da empresa
3.2 Coletas de dados
3.3 Análises de dados
4 Considerações finais
5 Apêndice
6 Anexos
7 Referências
1.INTRODUÇÃO
A administração vem evoluindo ao longo do tempo, e se consolidou como a ciência fundamental para o desenvolvimento de empresas dos mais variados seguimentos, ao longo dos anos. A administração vem sendo estudada por grandes pensadores, como Henry Fayol, Frederick Taylor, Elton Mayo, Philip Kotler entre outros, com o propósito de agilizar e otimizar a força de trabalho e obter melhores resultados.
Hoje, baseando se nesses e outros vários estudos, as empresas têm investido em novas tecnologias afim de alcançar mais rapidamente os seus objetivos.
Este trabalho foi desenvolvido junto a Pujante Transportes ltda. O objetivo foi de observar na empresa as correlações entre as práticas administrativas e a teoria da administração vista em sala de aula.Também foi observado dentro do estudo de caso, as práticas adotadas pela Pujante Transportes no desenvolvimento administrativo e operacional, levando em consideração sua história, hierarquia, força de trabalho, principais clientes, principais fornecedores, maiores concorrentes e abrangência.
A pesquisa, para o desenvolvimento do trabalho, foi feita através de livros de administração cientifica, site da empresa e entrevista com os responsáveis, além das orientações e conhecimentos transmitidos pelos professores.
2.REVISÃO CONCEITUAL
2.1 - Teoria clássica da administração
A teoria clássica da administração foi idealizada por Henry Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico em busca da máxima eficiência. Também caracteriza-se pelo olhar sobre todas as esferas da organização ( operacionais e gerencias).
2.2 - Teoria da Administração científica
Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo norte americano FREDERICK TAYLOR, considerado o pai da administração científica. A administração científica caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência no nível operacional. A ideia principal é a racionalização do trabalho que envolve a divisão de funções dos trabalhadores.
2.3 - Teoria das relações humanas
A teoria das relações humanas surgiu nos Estados Unidos, como consequência da experiência em HAWTHORNE desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi um movimento da reação de oposição a teoria clássica da administração (CHIAVENATO, 2000).
Partiu de necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
Surgiu com o desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e suas primeiras aplicações á organização industrial.
As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração.
2.4 - Teoria da burocracia
Idealizada por MAX Weber. Segundo Weber a burocracia é o único modo de organizar eficientemente um grande número de pessoas, e assim expandir-se inevitavelmente com o crescimento econômico e político. A teoria da burocracia vem da premissa que a burocracia é a organização eficiente por excelência.
2.5 - Teoria estruturalista
A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da
...