As Cem Linguaguens Da Criança
Casos: As Cem Linguaguens Da Criança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: franrafa • 13/5/2014 • 401 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
FICHA DE LEITURA: “AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA”
Ficha de leitura sobre o texto “As cem linguagens da criança”, na disciplina de Ações Docentes na Educação Infantil II, do Curso de Pedagogia.
Professora: Jacqueline Silva da Silva.
Lajeado, abril de 2013.
O livro " As cem linguagens da criança" escrito por Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman
"Os professores prestam atenção constantemente, à atividade das crianças. Acreditam que quando as crianças trabalham em um projeto de interesse para elas, encontrarão naturalmente problemas e questões que desejarão investigar. O papel do professor é ajudá-las a descobrir seus próprios problemas e questões. Neste ponto, não oferecerão soluções fáceis, mas, ao invés disso, ajudarão as crianças a focalizarem-se em um problema ou dificuldade e a formularem hipóteses. Seus objetivos não é tanto "facilitar" a aprendizagem no sentido de "tornar fácil ou leve", mas, ao contrário, procurar "estimular", tornando os problemas mais complexos, envolventes e excitantes. Eles perguntam às crianças o que elas precisam para realizar as experiências - mesmo quando percebem que determinada abordagem ou hipóteses não está "correta". servem como seus parceiros apoiando-as e oferecendo auxílio, recursos e estratégias para que possam prosseguir quando encontram dificuldades. Com frequência, os professores encorajam as crianças a continuarem fazendo algo, ou pedem que terminem ou acrescentem algo ao que estão fazendo. Preferem não as deixar trabalhando sempre por conta própria, mas tentam cooperar com as metas dos alunos." (p.164)
Escolhi este parágrafo pois me identifiquei com esta parte do livro. Pois durante a minha graduação de pedagogia e também em minha vida profissional como professora de educação infantil percebo que estamos sempre em busca de inovações e aperfeiçoamentos na nossa área de atuação. E acredito que como o parágrafo citado nos diz o professor tem um papel muito importante que é de instigar e estimular as crianças a resolverem problemas e questões durante atividades escolares fazendo com que a criança esteja estimulada para terminar algo que esteja fazendo. Também percebo que muitas das coisas que gostaríamos que proporcionas as crianças aqui, já esta sendo posto em prática nas escolas em Reggio Emilia. Principalmente quando o autor fala que os professores de Reggio Emilia não facilitam o aprendizado dos alunos, mas sim os estimulam na busca de respostas, muitas vezes problematizando as questões. Vejo também que durante o curso esse objetivo só vem se tornando cada vez mais forte nas disciplinas que vamos cursando.
...