As Finanças públicas
Por: toponoetos • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 476 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
Unidade de Aprendizagem: Finanças Públicas
Curso: Gestão Pública
Professor:
Nome do aluno:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
O Orçamento Público é um importante instrumento para a distribuição de renda. Através do orçamento, o Estado pode direcionar recursos para setores e regiões da economia. Na prática orçamentária atual, o governo pode contingenciar recursos que estão previstos no orçamento.
Partindo destes pressupostos, faça uma pesquisa sobre o orçamento brasileiro de 2013, respondendo as seguintes perguntas:
a) O governo pode abrir crédito suplementares? (2 pontos)
Sim, o governo sempre que achar conveniente e necessário para o melhor redimensionamento dos recursos financeiros disponíveis pode abrir créditos suplementares, desde que tenha receita disponível no orçamento anual.
b) Quais condições são necessárias para a abertura desses créditos? (2 pontos) As condições necessárias para a abertura de créditos suplementares são o superávit financeiro na arrecadação e exposição dos fatos de forma justificada.
c) Qual o papel do Congresso Nacional no Orçamento Federal? (2 pontos)
A função do Congresso Nacional, que é constituído pela Câmara de Deputados e pelo Senado Federal é de fiscalização e aprovação do Orçamento Federal. Para analisarmos melhor essa função temos que entender que o Orçamento Público é uma lei de iniciativa do chefe do executivo e sendo assim deve passar por uma tramitação legal nas duas casas do legislativo para discussão ( onde poderão ser feitas modificações ou não), e volta para aprovação final pelo Presidente da República.
d) O contingenciamento consiste no retardamento ou, ainda, na inexecução de parte da programação de despesa prevista na Lei Orçamentária em função da insuficiência de receitas. Pergunta-se: quais instrumentos legais permitem a prática do contingenciamento? (2 pontos). O instrumento legal que permite a prática do contingenciamento é o Decreto de Contingenciamento, no qual o governo limita os valores autorizados na LOA. Esse decreto obedece ao disposto nos artigos 8º e 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
e) Explique o que é um orçamento impositivo e no que se diferencia do modelo de orçamento usado atualmente pelo Estado. (2 pontos)
O orçamento impositivo é diferente do orçamento usado atualmente no país, que é o orçamento autorizativo onde o executivo pode não executar a programação aprovada ou executá-la parcialmente dando assim margem para negociações políticas na liberação dos recursos.
O orçamento impositivo visa obrigar o Poder Executivo a executar a programação
...