As Transformações No Ocidente E As Novas Formas De Pensar A Sociedade
Trabalho Escolar: As Transformações No Ocidente E As Novas Formas De Pensar A Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: S_santana • 29/3/2014 • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 6.041 Visualizações
Introdução
O trabalho que será apresentado a seguir consta de uma pesquisa cujo objetivo será o enriquecimento do aprendizado.
Esta pesquisa será sobre As transformações no Ocidente e Novas Formas de Pensar a Sociedade e O Desenvolvimento da Sociologia.
As transformações no Ocidente e as novas formas de pensar a sociedade
A sociedade, no contexto do conhecimento científico, surgiu como um corpo de idéias a respeito do processo de constituição, consolidação e desenvolvimento da sociedade moderna.
A sociologia como “ciência da sociedade” é fruto de todo um conhecimento sobre a natureza e a sociedade que se desenvolveu a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas que tiveram como resultado a desagregação da sociedade feudal e a constituição da sociedade capitalista.
A hegemonia burguesa
As transformações na esfera da produção, a emergência de novas formas de organização política e a exigência da representação popular deram características muito específicas ao século XVIII, que foi um século de muitas revoluções, onde desenvolveu- se a maquinofatura se empregando em várias áreas de produção.
Pensadores como Montesquieu, David Hume, Jean- Jacques Rousseau, Adam Smith e Immanuel Kant, entre outros, refletiram sobre essa realidade do século XVIII, na tentativa de explicá-la
O surgimento de uma ciência da Sociedade
Saint- Simon e a nova ciência dos fenômenos sociais
*Saint- Simon:
*História- sucessão de épocas críticas e orgânicas
*Épocas crítica- momentos de crise
*Épocas orgânicas- crenças e valores bem estabelecidos
*Apogeu de um sistema- decadência
*Classes sociais:
*Ociosos- a realeza, a aristocracia e o clero, etc.
*Produtores ou industriais- cientistas, engenheiros, médicos, banqueiros.
*Substituições:
*Ciência substituir a religião como força de coesão
*Cientistas- os clérigos
*Os industriais- os senhores feudais
*Nova ciência:
Descobrir as leis do desenvolvimento social, pois eles poderiam indicar para a sociedade o caminho do progresso continuando.
Auguste Comte e o positivismo
*Auguste- Comte:
*Defendeu em parte o espírito de 1789;
*Criticou a restauração da monarquia;
*Sociedade- caos
*Confusão de princípios- desordem e anarquia;
*Propósito:
*Completa mudança da sociedade, mediante uma reforma intelectual do Ser Humano;
*Positivismo- conjunto de postulados para modificar por meio dos novos métodos das ciências daquela época, a forma de pensamento das pessoas.
*Reforma prática das instituições.
Karl Marx e a crítica à economia política
*Karl Marx:
*Estudou criticamente a sociedade capitalista com base em seus princípios constitutivos e em seu desenvolvimento.
*Objetivo- dotar a classe trabalhadora de uma análise política da sociedade de seu tempo.
*Sociedade:
*Ser analisada na sua totalidade, não havendo uma separação rígida entre os aspectos sociais, políticos, ideológicos, religiosos, etc.
*Conhecimento científico da realidade- somente tem sentido quando visa à transformação da realidade, não havendo separação entre teoria e prática.
*Karl Marx e Friedrich Engels:
*Companheiros de Vida em estudo;
*Pontos comuns- crítica a ideologia Alemã; luta de classes, fetichismo da mercadoria, transformação social e revolução.
*Livro: sagrada família, manifesto comunista.
Desenvolvimento da Sociologia
A sociologia nasceu da reflexão de alguns pensadores que procuraram analisar e discutir a sociedade de seu tempo. A partir do último quartel do século XIX, a Sociologia como saber acadêmico, desenvolveu- se especialmente em três países: França, Alemanha e Estados Unidos.
A Sociologia na França
Entre os pensadores que contribuíram para o desenvolvimento da Sociologia na França, destacam- se Frederic Le Play (1869- 1926). O mais importante, porém, foi Emile Durkheim (1858- 1917), que procurou sistematicamente definir o caráter científico da Sociologia e constituiu a corrente teórica e metodológica que se tornaria hegemônica.
Apesar, de Durkheim ter desenvolvido sua obra num período de grande crise na França (1970- 1971), essa época também foi de grande euforia, pois novos fatos propiciaram um processo significativo na esfera da produção, principalmente as inovações tecnológicas, e as invenções que transformaram o ambiente social. Durkheim procurou estudar essa diversidade de situações.
A principal preocupação de Durkheim, de uma maneira específica, foi dar um estatuto científico a Sociologia. Formulou alguns parâmetros lógicos importantes:
*Os fatos sociais só podem ser explicados por outro fato social.
*Os fatos sociais devem ser analisados como se fossem coisas, isto é, na sua materialidade.
*É necessário abandonar os preconceitos ao analisar os fatos sociais.
A preocupação de Durkheim foi com a ordem social, tendo como fonte o pensamento de Saint- Simon e de Auguste Comte. Procurou resolver isso propondo a formulação dos indivíduos. Assim a ciência, especialmente a sociologia, poderia indicar os caminhos e as soluções.
Outra preocupação de Durkheim foi com o processo educacional e a maneira como a sociologia poderia servir para
...