Atps Contabilidade
Ensaios: Atps Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 7/3/2014 • 991 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
ETAPA 3 PASSO 1 A 4
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Para fins de atendimento dos usuários da informação contábil, a entidade deverá apresentar suas demonstrações contábeis, de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), através do Ofício Circular CVM nº 01/2007, estabeleceu regras para as normas contábeis pelas Companhias Abertas, incluindo as informações obrigatórias na publicação das demonstrações contábeis.
As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período de doze meses. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados de dado período dos recursos utilizados.
Tais informações, juntamente com outras constantes das notas explicativas às demonstrações contábeis, auxiliam os usuários a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da empresa.
COMPONENTES
As demonstrações contábeis incluem os seguintes componentes:
1. Balanço patrimonial;
2. Demonstração do resultado;
3. Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; 4. demonstração das mutações do patrimônio líquido;
5. Demonstração dos fluxos de caixa;
6. Demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade; e
7. Notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis.
COMPARATIVO
De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior. Por exemplo, 2013 e 2012.
BALANÇO PATRIMONIAL
Conforme Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.
• O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
• O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
• O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo a Descoberto.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO
A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas no período de doze meses normalmente.
De acordo com a legislação, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:
• A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
• A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
• As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
• O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
• O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
• As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
• O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
TRANSCRIÇÃO DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS
Após ter efetuado todos os lançamentos de encerramento do exercício, no livro diário, devem ser transcritos também o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício, além da demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, com a data e assinatura dos administradores e do responsável pela contabilidade, com respectivo CRC.
Observar que, além do balanço patrimonial e da demonstração do resultado, há necessidade de publicar, conforme Lei 6.404/76:
• A demonstração da mutação do patrimônio líquido;
• A demonstração dos fluxos de caixa;
• A demonstração do valor adicionado (DVA) e
• As notas explicativas.
DEMONSTRAÇÃO DA MUTAÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Trata-se da demonstração que apresenta lucro ou prejuízo do período, itens de receita e despesas reconhecidos diretamente no patrimônio liquido do período, os efeitos das alterações na política contábil e correções de erros reconhecidos no período e as transações dos sócios no período.
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
Fornece informações sobre as alterações no caixa e equivalente de caixa em um período contábil, evidenciado as mudanças nas atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA)
É o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição.
NOTAS EXPLICATIVAS.
Fornece as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial.
ANALISES
Como proposto pela ATPS e com o objetivo de conhecer os modelos de demonstrativo contábeis preparados pelas empresas, selecionamos três empresas de grande porte: PETROBRAS S.A, NATURA COSMETICOS S.A E VALE MINERADORA S.A. após analise dos demonstrativos das empresas acima, verificamos que a mesmas obtiveram bons resultados, mais as demonstrações mostram que melhoram os resultados em comparação dos anos de 2012 e 2013 houve quedas nos resultados de um período para outro. Ao analisarmos o Balanço Patrimonial (BP), verificamos que todas estão em boa posição patrimonial e financeira, alem disso a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) mostra que os desempenho foram satisfatórios e os recursos bem empregados e que houve um aumento das suas riquezas, como verificado nas Demonstrações do Valor Adicionado (DVA). Conforme tabela abaixo.
...