Atps Contábeis
Trabalho Escolar: Atps Contábeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathalia141193 • 26/5/2014 • 7.300 Palavras (30 Páginas) • 311 Visualizações
ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL
ADMINISTRAÇÃO
CHISTHIAN FERREIRA LOUREIRO RA: 7704666578
TEORIA DA CONTABILIDADE
Atividades Práticas Supervisionadas
Campo Grande/MS
2013
CHISTHIAN FERREIRA LOUREIRO RA: 7704666578
TEORIA DA CONTABILIDADE
Atividades Práticas Supervisionadas
Campo Grande/MS
2013
ETAPA 1 – A Relevância da Contabilidade na Gestão das Empresas
PASSO 1 – Texto “Objetivo da Contabilidade”
Conforme a leitura do texto “Objetivo da Contabilidade” sugerido na ATPS, o objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira, física, de produtividade aos seus usuários internos e externos da entidade.
A contabilidade é baseada num sistema de informação e avaliação, que é um conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.
Podemos caracterizar o usuário como pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação de situação e evolução de uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são eles: os acionistas; credores em geral e emprestadores de recursos; integrantes do mercado de capitais. Usuários secundários são os administradores da
entidade e o físico.
As informações de natureza financeira e econômica constituem o núcleo central da contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares as demonstrações contábeis tradicionais. Sempre ressaltando que o objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.
A observar dois pontos:
As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro.
A contabilidade tem intimo relacionamento com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. A contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.
Podemos chamar de ciência social no que se referem as suas finalidades, mas quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. E quanto às finalidades, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.
Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.
PASSO 2 – A semelhança existente entre sua vida financeira particular e a de uma empresa
A contabilidade tem como finalidade, fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira,
física e de produtividade social. (MARION, 2010).
Ao compararmos os usuários e suas necessidades de informação, podemos citar os investidores que são provedores de capital de risco, podendo analisar se a entidade tem capacidade de pagar seus dividendos. Citando como exemplo na compra de um veículo automotor, ou seja, nela podemos avaliar a capacidade de um individuo de compra, manter e vender seu investimento, assim como os investidores de uma empresa estatal, de grande e médio porte. (MARION, 2010)
Pessoa física também pode ser um credor por empréstimo, assim como as entidades, pois estão interessados como a entidade pagará seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento. Uma pessoa física mesmo que ela não seja jurídica, pratica os mesmos processos práticos, mais logicamente em proporções menores a de uma grande empresa. Quando destaco em proporção menor quero dizer em valores (Dinheiro). (MARION, 2010)
Uma maneira de como por em prática a contabilidade no dia-a-dia é fazer uma planilha de gastos, como por exemplo, fazer para pagar as contas para que no futuro não venha precisar fazer um empréstimo bancário, de modo a não perder ainda mais o dinheiro por conta dos juros altos. Controlar os gastos conforme o salário que ganha, visando um maior planejamento familiar, econômico e financeiro de si mesmo. (MARION, 2010)
Citamos como exemplo:
O Salário Bruto menos o total de gastos: R$ 1.200,00 – 700,00 = 500,00 que seria a sobra ou Lucro Bruto não Real, ou seja, além dos gastos com pagamentos de contas, o cidadão também precisa efetuar outros gastos como, por exemplo, a alimentação do mês, e ai sim ver quanto sobra de lucro
verdadeiro. Essa seria uma demonstração simples de contabilidade familiar. (MARION, 2010)
Outro exemplo bem simplificado seria de Pessoa Jurídica (Empresa). Basicamente seria a soma do total de Entrada (Vendas), mais a soma do total de Saída (Despesas). R$ 30.500,00 – 23.300,00 = 6.700,00, assim calculando a entrada menos a saída para achar o Lucro Bruto não Real, ou seja, parte desse Lucro Bruto ficaria a disposição no caixa da empresa para eventuais despesas. A empresa fará o mesmo procedimento durante o ano corrente comparando seu resultado para aplicar o Balanço Geral e assim sucessivamente. (MARION, 2010).
ETAPA 2
Passo 1
‘’Conceito Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas,
...