Ava Aula 2
Dissertações: Ava Aula 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joeisa • 6/10/2013 • 425 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
O indivíduo e a sociedade
Introdução
A sociedade influencia a vida das pessoas. Irei abordar no que a sociedade pode influenciar no nosso comportamento.
Desenvolvimento
Desde os tempos primitivos, os humanos já viviam em grupos. Então podemos dizer que o homem é o produto final da interação de grupo social, ou seja, todos que nascem dentro deste grupo terão os mesmos traços sociais. A socialização pode ser definida como a aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias que cada grupo ou sociedade.
Tudo o que fazemos está ligado à sociedade. Desde os modos de que nos portamos, vestimos, agimos, pensamos e falamos. Quando criança, aprendemos o modo de vida em sociedade através de experiências. Desenvolvemos a capacidade de se tornar um indivíduo e um membro de um grupo. Entre os principais agentes de socialização estão: a família, que é a base de tudo, a escola que dá o suporte e os meios de comunicação. Não quer dizer que os indivíduos sejam todos iguais, eles apenas compartilham certos traços que ajudam a formar a personalidade.
A posição social do indivíduo determina o seu comportamento, também estabelece normas de condutas para serem seguidas. Destaca-se também o status queuma pessoa ocupa. Mas a família ainda é o principal agente de socialização. É na família que as pessoas passam pela maior influência e é nesse convívio que a criança passa a adotar as características dos pais, o modo de se vestir, de falar, de agir, se comportar, assim como a cultura e religião. A escola é fundamental para a socialização. É a partir dela que a criança passa a ter contato com várias pessoas, aprendendo assim a conviver e respeitar as diferenças sociais e culturais. Os meios de comunicação influenciam bastante na formação social, mas podem influenciar tanto positivamente – preocupação ambiental, quanto negativamente – violência. Mas é na adolescência onde se forma a maior parte da personalidade de um indivíduo. É um período de muitas mudanças, uma etapa cheia de experiências enriquecedoras apesar de todos os problemas. É a hora de se decidir que profissão seguir, e de começar a tomar todas as decisões fundamentais para sua vida.
Considerações finais
Meu pai sempre foi muito esforçado, mas um pouco ausente e minha mãe, não dava a atenção de que eu precisava. Hoje, sou pai e mãe para o meu filho. Trabalho muito e adoro o que faço. Mas me esforço absurdamente para ser mais presente e atuante na vida do meu filho, dando atenção e carinho que ele merece.
Referência
DIAS, Reinaldo. Fundamentos da Sociologia Geral. 4º Edição. Campinas – SP: Editora Alínea, 2009. 312 p.
...