Bele
Projeto de pesquisa: Bele. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cibele152 • 5/10/2014 • Projeto de pesquisa • 329 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Introdução
O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância das brincadeiras e jogos nas escolas de educação infantil. Através das brincadeiras e jogos, as crianças desenvolvem saberes, resolvem conflitos, experimentam sensações, lidam com diferentes sentimentos e aprendem a conviver e a cooperar com um grupo.
Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento critico.
Brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças. E para que brinquem é suficiente que não sejam impedidas de exercitar a imaginação simbólica, instrumento que lhes fornece os meios de assimilar o real aos seus desejos e aos seus interesses.
A brincadeira e o jogo são sem dúvida a forma mais natural de despertar na criança a atenção para uma atividade. Os jogos devem ser apresentados gradativamente: por meio de o simples brincar, aprimorar a observação, comparação, imaginação e reflexão.
Através das atividades lúdicas, as crianças desenvolvem a linguagem oral, a atenção, o raciocínio e a habilidade do manuseio, além de resgatar suas potencialidades e os seus conhecimentos. Desenvolve a imaginação, a espontaneidade, o raciocínio mental, a atenção, a criatividade e tanto a expressão verbal quanto a corporal.R: Uma colocação de Weber que vale ser relatada é a de que para ele o melhor professor é aquele que se comporta como verdureiro e não apenas as que ele escolhe ou prioriza. Bem diferente portanto, do professor que se comporta como um treinador, como um líder que “vende” regras validas para conduta na vida.
2) Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos.
R: O professor que se comporta como um treinador escolhe sempre aquele que vai bem em suas aulas isso poderia ser diferente no caso dele não priorizar somente aquele que vai bem e sim colocar o mais forte naqueles que estão tentando dar tudo deles. Já no caso do professor que se comporta como um verdureiro está totalmente correto pois não prioriza e nem escolhe ninguém isso faz a diferença para a carreira de cada professor.
...