Benchmarketing
Artigo: Benchmarketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jbg180294 • 16/5/2014 • Artigo • 749 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
Benchmarking
(jeni)É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar e realizar a mesma ou uma função semelhante. É um processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas.
O Benchmarking é uma das mais antigas ferramentas de gestão. O primeiro modelo empregado foi pela Xerox Corporation a fim de enfrentar o desafio competitivo japonês dos anos 70. Mesmo não sendo esta a palavra usada, de certa forma já se aplicava com Frederick Taylor na comparação de processos de trabalho.
(Diego) O seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizagem. Isto é feito de duas maneiras:
1 – Identificando resultados excelentes, geralmente mensurados através de métricas ou indicadores. Tais resultados servem de estímulo para os esforços de melhoria e dão uma garantia que, através de esforços inteligentes, tais resultados poderão ser igualados.
2 – Identificando as chamadas melhores práticas que, geralmente com alguma adaptação à cultura e às peculiaridades da organização, podem servir de referência para uma mudança que leve a melhores resultados.
O objetivo principal de se fazer benchmarking é implementar mudanças que levem a melhorias significativas nos produtos e processos da organização e, consequentemente, nos seus resultados. Qualquer organização, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, de qualquer setor ou porte, pode utilizar o Benchmarking para entender e melhorar os seus processos [2].
O benchmarking é uma das formas mais eficazes de se estabelecer metas e tem um efeito motivacional grande junto às equipes.
(jeni)Benchmarking é um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos e processos de
trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de melhoria organizacional, Embora o processo básico seja o mesmo, existem alguns tipos de benchmarking, diferenciados
pelo 'alvo' ou 'objeto' da atividade de benchmarking. São basicamente três tipos:
• Benchmarking interno: realizado dentro da própria organização, entre suas várias unidades oudepartamentos. É mais um processo de conhecimento das práticas internas;
• Benchmarking competitivo: realizado pela comparação com empresas que são competidoras
diretas da organização. É muito útil para posicionar o desempenho frente à concorrência;
• Benchmarking funcional/ genérico: realizado através da identificação das melhores práticas emqualquer tipo de organização que estabeleceu uma reputação de excelência na área específica
sujeita ao benchmarking.
(Diego) O objeto de estudo do benchmarking pode ser o produto/serviço da organização ou algum processo cuja necessidade de melhoria tenha sido identificada.
Como o benchmarking tornou-se bastante utilizado principalmente
entre empresas norte-americanas e européias, vários foram os modelos que surgiram por causa de
modificações realizadas por seus implementadores para que o processo se adaptasse à cultura de suas
respectivas organizações. Entretanto, de um modo genérico todos os processos de benchmarking se
resumem em cinco etapas básicas (SHETTY, 1993):
(diego)A- Determinar do que fazer benchmarking;
Planejamento
Identificação do item
Obtenção do apoio da Direção
Desenvolvimento do sistema de medida
Desenvolvimento do plano de coleta de informação
...