CARCINOGÊNESE
Tese: CARCINOGÊNESE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 260995 • 30/10/2013 • Tese • 946 Palavras (4 Páginas) • 435 Visualizações
1- CARCINOGÊNESE ( refere-se ao processo de formação do câncer )
A carcinogênese é o processo de formação de câncer, que resulta da exposição de células do organismos a agentes considerados carcinógenos. A proliferação destes tumores é bastante lenta, ocorrendo, portanto em etapas.
O processo de proliferação de células tumorais inicia-se quando células normais sofrem mutações por agentes cancerígenos. Estes agentes podem ser algum tipo de vírus, radiação ou até agentes químicos. Decorrente destes fatores ocorre modificação de uma célula e toda sua organização. Existe três tipos de agentes cancerígenos:
1- Agente oncoiniciador: É o agente iniciador do câncer. Provoca o dano em células, diretamente. Ex: agentes que são introduzidos na fabricação de cigarros, para formação da fumaça ( benzopireno);
2- Agente Oncopromotor: Encarregado de transformar células iniciadas em malignas;
3- Agente Oncoacelerador: Onde as células iniciadas multiplicam-se descontroladamente, são participantes do estágio final do processo.
Como ocorre em etapas a carcinogênese inicia à partir dos agentes cancerígenos onde estes agentes modificam os genes. A partir das células geneticamente alteradas ( anormais ou iniciadas ), mas no momento não constituídas de um tumor. Posteriormente há um estágio de promoção. As células sofrem os efeitos dos agentes carcinógenos, e ao serem afetadas, se tornam malignas, pois houve um período muito longo de exposição ao agente causador. Depois há o estágio de progressão, ou seja, evolução, onde ocorre a multiplicação descontrolada das células contaminadas. Muito importante saber que a multiplicação é irreversível e se instala ate o surgimento da doença, essa expansão clonal modifica tecidos adjacentes, próximos destas células. Após um determinado tempo empilham-se umas sobre as outras, formando o que chamamos de tumor.
As células com comportamentos ( células modificadas ), multiplicam-se desgovernadamente, podendo chegar a afetar tecidos que estão em sua volta, alterando assim, suas funções.Podem, ainda, chegar a vasos linfáticos e sanguíneos, o que facilita sua disseminação a diversos órgãos. Este processo de proliferação é chamado de metástase, e é apresentado como o estágio mais grave relacionado a esta patologia. Nesta fase avançada é necessário um tratamento imediado.
.
CÂNCER: " UM CARANGUEJO NO CORPO "
- CORPO SADIO QUE ADOECE -
O Câncer é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se divide sem respeitar os limites normais, invade e destrói tecidos adjacentes, e pode se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase. Estas propriedades malignas do câncer o diferenciam dos tumores benignos, que são auto-limitados em seu crescimento e não invadem tecidos adjacentes (embora alguns tumores benignos sejam capazes de se tornarem malignos). É um conjunto de mais de 100 doenças com este crescimento desordenado ( maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos. Dependendo do tipo da célula do tumor, alguns dão metástases mais rápido e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou até não o fazem.
O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de câncer aumenta com a idade avançada. Cerca de 13% de todas as mortes no mundo são caudadas por câncer, sendo os de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam.
Decorrente de números
...