TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CBCISS

Resenha: CBCISS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Resenha  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 6

Os seminários,os quais foram; (Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista) estão voltados para discussão e reflexão sobre os novos rumos da profissão, a perspectiva modernizadora do Serviço Social, a preocupação com a problemática do desenvolvimento e a relação deste com o subdesenvolvimento como processo contínuo e a teorização da profissão.

Nesses seminários que foram promovidos pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação intercâmbio de Serviços Sociais), foram formulados documentos de extrema importância para o entendimento e comprovação histórica do Serviço Social, assim como para auxiliar nos estudos de futuros profissionais da área, o mesmo através da realização destes seminários procurou adequar a sua metodologia e seus cursos de formação para atender aos tipos de necessidades locais, estavam se modernizando aos poucos, mas nunca deixando totalmente os traços tradicionais, por isso as propostas dos seminários trouxeram uma nova metodologia ao Serviço Social.

O seminário de Sumaré foi realizado entre 20 e 24 de novembro de 1978, reunindo entre coordenadores, consultores, apoiantes e partícipes, um total de 25 pessoas, das quais 9 tinham estado em Araxá e 7 em Teresópolis.

No encontro de Sumaré cuja preparação vem registrada em CBCISS (1986: 107-111), foram apresentados e discutidos “documentos de base” do Serviço Social sobre a “Cientificidade do Serviço Social”, “Reflexões em torno da construção” do Serviço Social, preparados por dois grupos de profissionais, um do Rio de Janeiro e outro de São Paulo; (o primeiro documento, redigido pelo grupo carioca, cuida inicialmente da problemática cientificidade para depois referi-la ao Serviço Social, já o documento do grupo paulista em troca, está obviamente orientado para recolher as preocupações contemporâneas.) À partir de uma abordagem de compreensão, ou seja, interpretação fenomenológica do estudo cientifico do Serviço Social”, reflexões sobre o processo histórico-científico da construção do objeto do Serviço Social” “Serviço Social e cultura: uma alternativa para discussão das relações das relações assistente social/clientela” O Seminário do Sumaré deveria enfrentar três temas básicos: a relação do Serviço Social com a cientificidade, a fenomenologia e a dialética . A prof. Creuza Capalbo, fez duas intervenções algumas considerações sobre a fenomenologia que podem interessar ao serviço social e “considerações sobre o pensamento dialético em nossos dias”.

Quanto ao Seminário Do Alto da Boa Vista, foi realizado em 1984 num período de grande efervescência politica e social, o processo de democratização do país, o avanço do neoliberalismo, a guerra fria, ou seja, tudo isso contribuiu para que os profissionais das ciências humanas se voltassem para um pensamento crítico. O seminário faz a relação entre filosofia, ideologia, cultura e Serviço Social, tendo como substrato o estudo histórico dessa profissão e da sociedade no geral. Houve uma maior preocupação de aproximar a prática atual e os conceitos apresentados nos documentos elaborados nesses encontros, buscando entender o contexto político e ideológico em que ocorrem, visando à melhor compreensão do Serviço Social e sua identidade histórica, sociocultural e política do Serviço Social. O seminário do Alto da Boa Vista visa a acrescentar aos outros seminários realizados anteriormente (Araxá, Teresópolis, Sumaré), mais questões sobre a construção metodológica do Serviço Social.

O seminário do Alto da Boa Vista (no colégio coração), reunido em novembro de 1984, envolveu sem contar os conferencistas convidados e os profissionais que contribuíram previamente na elaboração de papeis coletivas, 24 pessoas (23 profissionais e 1 estudante), das quais 1 estivera em Araxá , 2 em Teresópolis e 3 no Sumaré. Desenvolveu-se à partir de sete conferências, pronunciadas por convidados: Martins de Souza cuidou da problemática autoritária no Brasil, L.Konder falou dos aspectos da história do marxismo no país, Silva Oliveira tratou do positivismo, Telma Donzeli tematizou a fenomenologia, Antônio Paim dissertou sobre o estatismo e a “questão social” no Brasil, Vélez Rodrígues relacionou o “estado autoritário” e as ciências sociais e C. Ziviani abordou a “tecnologia social”. Assistentes sociais apresentaram trabalhos sobre “pensamento científico e Serviço Social” “Serviço social e cientificidade” e um balanço dos encontros regionais que debateram Araxá e Terezopolis; alguns grupos de assistentes sociais contribuíram tematizando o “Serviço Social Cibernetico”, a “consciência crítica no Serviço Social”.

Seminário de Sumaré (1978) e do Alto da Boa Vista (1984): ocorre o deslocamento da perspectiva modernizadora. O deslocamento da importância da perspectiva modernizadora só pode ser entendida a partir da mudança no cenário sócio-político da sociedade brasileira a partir da segunda metade da década de 70, com o surgimento do movimento sindical no ABC Paulista, os movimentos grevista, o fim do bi-partidarismo, etc. (Arena e MDB).

Conclusão

A grande importância desses seminários e de fato para o Serviço Social porque eles foram indispensáveis para a formação da identidade dos profissionais na área do Serviço Social, desde aquela época até os dias de hoje, vale ressaltar que as discussões levantadas em tais seminários geraram importantes documentos que constituem a base do conhecimento sobre a profissão e as alternativas de possíveis mudanças ao longo dos tempos para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com