COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annavicente1 • 18/11/2013 • 316 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
5
Comparativo entre teorias de Comportamento Organizacional
Segundo IDALBERTO CHAVENATO comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia. Da mesma forma que uma organização tem expectativas acerca de seus participantes.
Porem segundo JOSE CARLOS FARIAS comportamento organizacional é o estudo do funcionamento da dinâmica das organizações e apresenta alguns aspectos importantes, como: a Teoria do Equilíbrio, os tipos de participantes e a Teoria da Aceitação da autoridade. As críticas são baseadas na fragilidade de alguns aspectos, como a abordagem mais descritiva e menos prescritiva, profunda reformulação da filosofia administrativa, dimensões bipolares, etc.
Quadro comparativo dos Sistemas Abertos e Fechado
Sistema Aberto
Sistema Fechado
CHIAVENATO - o chamado sistema aberto, que descreve as ações e interações de um organismo em um ambiente. Os sistemas abertos trocam energia e informação com seus ambientes e são por eles influenciados.
CHIAVENATO – O sistema fechado é o sistema que não apresenta intercâmbio com o meio ambiente que o circunda, pois é hermético a qualquer influencia ambiental. Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas.
FARIAS - Existe em ambiente dinâmico, com a presença de outros sistemas, logo, esse meio ambiente interfere sobre a organização. São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio.
FARIAS – A organização é estática e criada com estrutura, critérios, e métodos e objetivos claramente definidos e que não se transformam. Ou seja, é hermético, não sofre nenhuma influência do seu ambiente e também não o influencia.
...