COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho Escolar: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fadiniz • 28/3/2014 • 2.635 Palavras (11 Páginas) • 307 Visualizações
Sumário
INTRODUÇÃO 2
CAPÍTULO 1- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 3
1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 3
1.2 SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS 3
1.3 QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO 4
CAPÍTULO 2- MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS 5
2.1. INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL 5
2.2. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 5
CAPÍTULO 3 - PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE, ESTILOS DE ATUAÇÃO E A RELEVÂNCIA DA LIDERANÇA PARA AS ORGANIZAÇÕES. 6
3.1 RELAÇÃO DA FIGURA COM O TRABALHO EM EQUIPE 6
CAPÍTULO 4 – EFICIÊNCIA E EFICÁCIA, E A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA O CONTEXTO ORGANIZACIONAL. 7
4.1. DEFINIÇÃO DE PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A ARTE DE ADMINISTRAR 7
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca compreender o comportamento de uma organização nos dias atuais e os fatores que implicam no desempenho das organizações e nas mudanças repentinas, tendo enfoque na importância da motivação e percepção do indivíduo. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. Traz conceitos sobre o comportamento organizacional e sistemas, inovação nas organizações empresariais, seus tipos, características e modelos, a importância do trabalho em equipe e percepção e comunicação e suas variáveis que bem trabalhadas fazem a diferença para o sucesso da empresa. Define as concepções de eficiência e eficácia, as definições de percepção, os conceitos e o ato de administrar, os elementos da comunicação e para que esses fatores são importante para o contexto organizacional.
O Comportamento Organizacional nos mostra que tipo de impacto que um indivíduo acarreta para uma Empresa, pois, esse impacto pode ser positivo ou negativo.
As Finalidades do Comportamento Organizacional basicamente estão voltadas para o comportamento humano: fatos, acontecimentos, atitudes dos indivíduos, produtividade, entre outras coisas mais.
Nos dias de hoje, o que uma Empresa necessita para o seu crescimento no mercado, é saber trabalhar com diferentes tipos de cultura, qualificando funcionários, fazer com que os colaboradores tenham satisfação em trabalhar na Empresa e acima de tudo ter uma boa aceitação de mercado.
CAPÍTULO 1- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa.
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações.
Além de tudo o Comportamento Organizacional baseia-se no método científico, que prevê observação, predição e mensuração.
De um lado as Organizações são constituídas de pessoas. Por outro lado as organizações constituem para as pessoas um meio pelo qual elas podem alcançar muitos e variados objetivos pessoais como um mínimo de custo, de tempo, de esforço e de conflito, os quais não poderiam ser alcançados apenas através de esforço individual.
As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações, implica também na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
Atualmente, encontram-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.
1.2 SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS
Os sistemas abertos e fechados, conceitos concebidos por estudiosos como Morin, Bertalanffy , possuem conexões e divergências, e são aplicáveis em alguns tipos de organizações inseridas no mundo de elevada troca de informações.
Morin, afirma que no sistema fechado não há fonte energética nem material exterior a ele próprio. O autor dá como exemplo de sistema fechado uma pedra ou uma mesa que está em estado de equilíbrio onde não há troca de matéria nem de energia com o exterior, sendo esta nula.
Enquanto que os sistemas abertos “têm de manter uma contínua troca de energia e matéria com seu meio ambiente, a fim de permanecerem vivos”.
Sistemas fechados são aqueles considerados isolados do seu ambiente, como, por exemplo, o movimento de um sistema planetário cujas posições dos planetas são determinadas por suas condições no tempo; e sistemas abertos são aqueles que possuem, continuamente, fluxos de entrada e de saída e que se conservam “mediante a construção e a decomposição de componentes”.
O exemplo de sistema aberto citado pelo autor é o dos organismos vivos que, por sua própria natureza e definição, são essencialmente sistemas abertos, uma vez que estão em constante interação com o ambiente, mediante a troca de energia, de matéria e de informação.
O autor diz que um sistema é fechado
...