TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Casos: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Nossa equipe buscou conhecimento em aprendizado da sala de aula e desenvolveu pesquisa neste assunto muito importante na composição das Organizações.

O Brasil é palco de grande evolução tecnológica em várias áreas, como a Industria principalmente automobilística, no setor educacional e também nas ações sociais.

Não poderíamos deixar de pesquisar nas áreas governamentais, com ações na Saúde e Segurança Pública.

Comportamento Ocupacional é a mola de desenvolvimento que despontará neste século, temos que nos ater nestas mudanças pois trarão influência substancial em nossas vidas.

A seguir desenvolvemos este trabalho, convictos que estaremos enriquecendo nossos currículos e também contribuirmos para próximas pesquisas.

Capitulo 1

Definição de CO

O comportamento organizacional pode ser definido como um estudo de grande importância na formação de um administrador, melhorando o seu desempenho frente a uma equipe dentro de uma empresa, obtendo melhores resultados. O CO considera as necessidades do indivíduo para superar as pressões que o mesmo sofre.

O seu estudo procura explicar o comportamento humano, para isso se utiliza de alguns fatores, sendo eles a explicação que facilita a identificação de acontecimentos e fenômenos, prevê eventos futuros para melhorar resultados e controla a participação do comportamento humano na organização.

Possui diversas características, dando ênfase no estudo de pessoas, grupos e interações na organização, abrangendo diversas áreas do conhecimento e voltado para quatro tipos de comportamentos, preocupando-se com a relação entre satisfação, eficiência e eficácia.

O uso do CO deve estar relacionado com o aumento da produtividade junto a qualidade visando a satisfação do cliente, evitar barreiras culturais no ambiente de trabalho, influenciar positivamente o trabalho das pessoas estimulando a inovação utilizando-se da criatividade.

Como as pessoas possuem um temperamento diferente uma das outras o CO é aplicado para ensinar as pessoas a diferenciar a vida pessoal da profissional melhorando a convivência em grupo o que melhora a satisfação para trabalhar.

Quadro comparativo entre Sistemas Abertos e Fechados

Abertos Fechados

Até meados dos anos 50 a teoria administrativa clássica pouco considerava o ambiente externo das organizações. Não eram consideradas tanto questões de flexibilidade das organizações quanto as mudanças do ambiente extra-empresa. As organizações eram definidas com sistemas bastante fechados, sendo que a eficiência operacional era tida como o único meio para a empresa obter êxito e de se tornar eficaz.

Atualmente, porém, as mudanças do ambiente externo à empresa além de freqüentes, ocorrem rapidamente. Por isso elas têm um impacto de longo alcance nas organizações. Os acontecimentos do meio externo podem facilmente afetar a empresa e vice-versa, ao ponto que as organizações não podem mais ser consideradas como sistemas fechados, mas como sistemas abertos. Neste novo cenário as organizações devem ser permeáveis às mudanças do volátil ambiente externo, ou seja o ambiente externo deve ser mais considerado quando as empresas desenvolvem suas atividades.

As organizações por definição são sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento. Tal como os organismos vivos, as organizações têm seis funções primárias ou principais, que mantêm estreita relação entre si, mas que podem ser estudadas individualmente: Ingestão/ Processamento/ Reação ao ambiente/ Suprimento das partes/ Regeneração das partes/ Organização

Falando em sistema fechado, pode-se ter a ideia da ausência de comunicação, de interação ou de conexão com o ambiente no qual a organização está inserida.

Antes da análise, vamos mostrar o que vem a ser interação neste estudo. Assim, recorre-se à pesquisadora Vasconcellos que faz uso de um raciocínio matemático no qual “os elementos de p estão em relações R, de tal modo que o comportamento de p na relação R é diferente do seu comportamento em outra relação R”. A autora cita como exemplo o comportamento de um homem (p) em sua relação conjugal (R) que é diferente do seu comportamento no trabalho (R1), ou seja, em cada relação, a interação é diferente e provoca comportamentos diferentes.

Outra observação da autora é a de que um conjunto de elementos somente pode ser considerado um sistema se houver interação entre as partes, entre os elementos. Sem essa interação, o conjunto de elementos somente será um amontoado.

Retomando os conceitos de sistema fechado e sistema aberto e a ideia da

ausência de comunicação, de interação ou de conexão com o ambiente (sistema fechado).

Ora, partindo-se do conceito de sistema isolado tratado por Santaella e Vieira e

considerando-se que sistema fechado e sistema isolado são diferentes, não se pode

afirmar que o sistema fechado é dotado de ausência de comunicação, de interação ou de

conexão com o ambiente, como citado anteriormente. Para os autores, os sistemas

fechados trocam energia e informação, mas não trocam matéria, ao passo que os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação com outros.

Capitulo 2

Dentre inúmeras respostas escolhemos as 10 que nos ajudaram a formar a opnião sobre inovações tecnológicas.

Resposta 1

Ela afirma que com inovação tecnológica o processo de auditoria das empresas passou a ser muito mais presente no cotidiano.

As fiscalizações passaram a ser virtuais, o que torna ainda mais sério o trabalho do contador.o menor erro pode vir a se tornar um grande problema para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com