COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Tese: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: purasorte • 16/6/2013 • Tese • 2.307 Palavras (10 Páginas) • 419 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO DE CONTABILIDADE
FRANCISCA DO NASCIMENTO ELIAS - 438127
LUIZ GONZAGA TAVARES DE OLIVEIRA JUNIOR - 405585
MARCELO JUSTINO - 425555
SHARLLENE ARRUDA DE OLIVEIRA TAVARES - 405586
SORAYA BEZERRA CORDEIRO - 415141
RELATÓRIO ELABORADO A PARTIR DAS ETAPAS DA ATPS.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MANAUS
2013
FRANCISCA DO NASCIMENTO ELIAS
LUIZ GONZAGA
MARCELO JUSTINO
SHARLLENE TAVARES
SORAYA BEZERRA CORDEIRO
RELATÓRIO ELABORADO A PARTIR DAS ETAPAS DA ATPS.
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Comportamento Organizacional da Faculdade Anhanguera Educacional como um dos pré-requisitos para obtenção de nota do 1º semestre.
Tutor EAD – Cyntia Fernanda Lahr e Professora EAD - Ma. Yaeko Ozaki
MANAUS
2013
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO 04
CAPÍTULO I
1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 05
2. SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO 05
2.1 Análise segundo Idalberto Chiavenato 05
2.2 Análise segundo Ludwig Von Bertalanffy 06
CAPÍTULO - II
1. ENTREVISTA SOBRE CONCEITO DE INOVAÇÃO 07
2. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 08
CAPÍTULO - III
1. RELAÇÃO ENTRE LIDERANÇA E EQUIPE 09
CAPÍTULO - IV
1. CONCEITO DE PERCEPÇÃO 10
2. CONCEITO DE COMUNICAÇÃO 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
APRESENTAÇÃO
O administrador do mundo moderno, além de ter a necessidade de estar atento às mudanças no ambiente externo (políticas publicas, responsabilidade social, bolsas de valores, índices financeiros, leis trabalhistas, crises financeiras e etc.), não podendo esquecer-se da gestão interna, onde as transformações são constantes. Pensar em políticas adequadas de cargos, salários e benefícios, buscando um ambiente de trabalho mais harmonioso, mantendo os colaboradores sempre motivados, resolvendo ou amenizando os conflitos internos, são tarefas que na teoria parece fácil, mas na pratica é um dos grandes desafios das organizações atuais, pois o colaborador faz parte do patrimônio ativo da empresa, sendo que o seu diferencial é ser racional, tendo, desejos, sentimentos, razões e aptidões, essas muitas das vezes sendo mal exploradas dentro das organizações, geralmente ocasionada por falta de uma análise de potencial e desempenho.
O ser humano é um universo único e extremamente complexo, onde temos que avaliar o potencial e o desempenho sem paternalismo, tomando as decisões visando o desenvolvimento da organização como um todo, e não crescimento individual, pois toda a organização que se apoia em uma única “estrela” pode se dar mal, investir em um só individuo tem seus riscos e não são poucos, como: supervalorização do individuo, causando um certo ciúme dos outros colaboradores, podendo gerar até mesmo, uma desmotivação no grupo, causada pela sensação de “equipe” e não de equipe. Temos que ter a consciência de que ninguém faz nada sozinho e onde tem um bom sempre pode haver um melhor, o ser humano é capaz de grandes mudanças e conquistas. Temos apenas que saber trabalha-los de forma eficiente, a qual possamos desenvolvê-los da melhor maneira possível, não podemos esquecer da sinergia, que é um fator determinante para maximizar a comunicação na empresa. Ao participar e compartilhar os valores e as diretrizes da casa, o profissional fica sintonizado com a cultura organizacional e se posiciona lado a lado da sinergia da empresa. O desafio do gestor é convencer os seus colaboradores a concretizar os seus sonhos e para isso temos que acreditar que somos agentes de mudança e que podemos colocar o destino ao nosso favor e a certeza de fazer a diferença no mundo, para isso temos que acreditar que somos capazes de realizar coisas antes vistas como impossíveis, confiando em nossos ideais e pontos de vista, que possam ser sustentados e justificados, lutando sempre por nosso espaço, buscando sempre o papel de ator principal.
CAPÍTULO I
1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O Comportamento Organizacional nada mais é que uma área de estudo que investiga o impacto que os indivíduos, grupo e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações. Tem como foco principal trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento continuo e assertivo de soluções a fim de reter talentos, evitar turnover (perda de funcionários para concorrência) e promover a harmonia entre os stakeholders (proprietários, funcionários ou fornecedores). Para isso engloba vários conceitos de outras áreas.
Pode-se dizer que é fundamental para o desenvolvimento funcional de uma empresa ou organização tendo em vista os desafios diários de cada ser participante da organização, suas dificuldades de relacionamento, mudanças temperamentais e competitividade imposta por um mercado rotativo.
A motivação é essencial ao funcionamento organizacional. Não importa quanta tecnologia e equipamentos uma organização tenha, essas coisas não podem ser colocadas em uso a menos que sejam lideradas por pessoas que estejam motivadas. As pessoas vêem as organizações como um meio de ajudá-las a atingirem os seus objetivos,
...