CONTABILIDADE APLICADA
Artigos Científicos: CONTABILIDADE APLICADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: markloko • 2/4/2014 • 3.324 Palavras (14 Páginas) • 192 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARCO AURELIO DIAS MONTEIRO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“CONTABILIDADDE APLICADA – 6º SEMESTRE”
Rio Negro
2013
MARCO AURELIO DIAS MONTEIRO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“CONTABILIDADDE APLICADA – 6º SEMESTRE”
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual do 6º Semestre.
Orientador: Equipe de Professores do 6º Semestre.
Rio Negro
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 06
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 07
2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL............................................07
2.1.1 ISE-IBOVESPA.................................................................................................07
2.2 LEI DE RESPONABILIDADE FISCAL.................................................................08
2.2.1 Contribuição para a transparência das contas públicas....................................09
2.3 AGRONEGÓCIOS, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR......................10
2.3.1 Expansão destas atividades econômicas..........................................................10
2.3.2 Oportunidades de atuação do profissional contábil...........................................15
3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 17
4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 18
1 INTRODUÇÃO
Neste estudo serão abordadas as definições conceituais do ISE-BOVESPA, ganhos que as empresas tem em integrá-lo e o número de empresas que estão inseridos, falaremos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e sua importância para a transparência das contas públicas. Também terão tópicos sobre a expansão do agronegócio, da construção civil e do terceiro setor no Brasil e por fim quais são as áreas de atuação do profissional contábil e as tendências de mercado.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
2.1.1 ISE-IBOVESPA
Há quase 10 anos surgiu a ideia da criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, que se concretizou com o seu lançamento em novembro de 2005. A cada ano, o índice se confirma como importante fator de indução das empresas em busca de um modelo de negócios que contribua com o desenvolvimento sustentável.
Em 2010, quando foram definidos os objetivos estratégicos do ISE para um horizonte de cinco anos, o Conselho Deliberativo do ISE (CISE), a BM&FBOVESPA e o GVces se comprometeram, entre outros, a trabalhar para aumentar o número de empresas participantes no processo, incrementar o volume de recursos investidos e produtos vinculados ao índice, e torná-lo um benchmark de investimentos sustentáveis e responsáveis. Esses objetivos foram definidos a partir de uma série de diálogos realizados com os principais stakeholders do índice e, para alcançá-los, a BM&FBOVESPA encomendou este estudo, a fim de ampliar a participação das empresas e aumentar o engajamento dos investidores.
Neste percurso, torna-se cada vez mais claro para as empresas o benefício de ser parte deste processo. O ISE destaca-se dentre seus pares por ter um processo coletivo de aperfeiçoamento da sua principal ferramenta de avaliação das empresas, que é o questionário-base, seja por meio da consulta e audiência pública, das oficinas e outras formas de aprimoramento e revisão do questionário. Esse processo confere legitimidade à metodologia adotada, além de refletir melhor as demandas da sociedade em relação à sustentabilidade empresarial.
O ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial é um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial. Tais ações são selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA em termos de liquidez, e são ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação.
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi o quarto índice desta natureza a ser lançado no mundo, em uma iniciativa pioneira na América Latina. Ele reúne as empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA com as melhores práticas em gestão empresarial e com maior alinhamento estratégico com a sustentabilidade, representando um incentivo para que as empresas busquem o desenvolvimento econômico com inclusão social e respeito ao meio ambiente, e ao mesmo tempo, serve como um indutor do mercado de Investimento Sustentável e Responsável no Brasil. Sua missão é induzir as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade
...