CONTAS DE COMPENSAÇÃO
Artigo: CONTAS DE COMPENSAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dioni • 2/6/2013 • 273 Palavras (2 Páginas) • 597 Visualizações
INTRODUÇÃO
Todo patrimônio de uma empresa é composto por contas que representam Ativos, Passivos e Patrimônio liquido (bens, direitos, obrigações e situação liquida de uma entidade).
Portanto para que a empresa possa garantir a realização de controles patrimoniais poderá utilizar o sistema de compensação, que tem como função proporcionar maior controle á empresa, possibilitando o registro de futuras alterações do patrimônio e, também servindo como fonte de dados para a formulação das notas explicativas.
CONCEITO
Contas de Compensação é um sistema especial que engloba as contas nas quais são registradas operações que não alteram ou pelo menos não alteraram ainda o patrimônio. Indicam riscos, ou responsabilidades futuras, eventuais, custódias, etc. e tem características próprias de funcionamento.
Utilizam-se essas contas também para fins de controle e de memória, uma particularidade do sistema de compensação consiste no seguinte: para cada conta debitada corresponde uma única conta.
Essas contas, na verdade, não fazem parte do ativo nem do passivo. Não devem ser a eles juntadas nunca. São um conjunto de contas á parte, com o objetivo de servir como instrumento adicional de controle. Seus saldos devedores não atendem á definição do que seja um ativo ou um passivo.
O uso das contas de compensação é recomendável, esses sistema tem características eminentes de controle, principalmente de atos mencionados que possam influenciar no patrimônio da empresa caracterizadores de expectativas.
CONCLUSÂO
Observa-se que o objetivo dos registros contábeis é controlar o patrimônio da empresa, enquanto as contas de compensação indicam transações com terceiros que dependendo das circunstancias possam refletir no patrimônio de forma positiva ou negativa.
REFERENCIAS
Contabilidade introdutória/ equipe de professores da Faculdade de Economia. Administração e Contabilidade da USP, coordenação Sérgio de Iudicibus-11. Ed.- São Paulo: atlas, 2010.
...