CORRELAÇÕES CIENTÍFICAS BÁSICAS ENTRE OS DIVERSOS RAMOS DO SABER COM A CIÊNCIA CONTÁBIL
Ensaios: CORRELAÇÕES CIENTÍFICAS BÁSICAS ENTRE OS DIVERSOS RAMOS DO SABER COM A CIÊNCIA CONTÁBIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessaps • 26/9/2013 • 8.110 Palavras (33 Páginas) • 586 Visualizações
RESUMO
Neste projeto são apresentadas as linhas de pesquisas que estão sendo desenvolvidas para prover um conhecimento maior sobre as correlações básicas e as diferenças entre a Contabilidade e as demais áreas do conhecimento. A Contabilidade possui várias ramificações, estudos voltados à áreas específicas. Esta ciência se ocupa em estudar, interpretar e registrar os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Assim, tendo como objeto o patrimônio os objetivos da contabilidade é apresentar as análises e causas das suas mutações. Pode-se dividir em períodos históricos as etapas de evolução do pensamento contábil, pois novos rumos foram sendo tomados quanto ao caráter evolutivo do conhecimento. Associa-se o nascimento da Contabilidade com o surgimento da civilização, e como ciência social alia-se aos interesses do homem no que diz respeito a formas de controle ou registro da sua riqueza. Várias foram as escolas de pensamento contábil, porém nem todas trouxeram avanços na essência do estudo da Ciência Contábil, alterando, apenas, a forma de apresentação das correntes ora desenvolvidas. A escola das Cinco Contas foi a primeira escola do pensamento contábil, logo após vieram outras escolas como a Personalista, a Materialista, a Matemática, a Econômica, a Patrimonial e a Positiva.
Palavras-chave: Correlações; Ciência Contábil; Contabilidade.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
2.1 CONTABILIDADE, PATRIMÔNIO, RIQUEZA, BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES 7
2.2 TEORIA DAS ESCOLAS DA CONTABILIDADE 8
2.3 CINCO CONTAS 8
2.3.1 Princípais personagens da escola Constista: Luca Pacioli 9
2.4 PERSONALISTA 10
2.5 MATERIALISTA 12
2.6 MATEMÁTICA 14
2.7 ECONÔMICA 15
2.7.1 Fábio Besta 15
2.8 PATRIMONIAL 16
2.9 POSITIVA 18
2.10 O PAPEL DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO CONTADOR 18
2.10.1 O que é “Matemática”? 19
2.10.2 O ensino da Matemática e seus desafios 19
2.11 A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA A CONTABILIDADE 20
2.12 A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NO PENSAMENTO CONTÁBIL 21
2.13 DIREITO 23
3 CONCLUSÃO 27
REFERÊNCIAS 29
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva. Direito é a ciência que resulta em um conjunto de normas, de padrões de condutas impostas pelo Estado. Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, de modo a satisfazer as necessidades humanas. A matemática é uma ciência formal que se baseia em: axiomas, teoremas, corolários, lemas, postulados e proposições para chegar a conclusões teóricas e práticas. Através destes conceitos, quais as Correlações Científicas que existem entre os diversos ramos do saber com a Ciência Contábil?
Elaborar as correlações entre Ciências e a Contabilidade é de suma importância para o crescimento acadêmico, pois exige muita leitura, informação e dedicação. O projeto interdisciplinar tem com objetivo geral compreender as correlações básicas entre a Contabilidade e as demais áreas do conhecimento.
Para que este seja atingido será divido entre os específicos, a saber:
a) conceituar Contabilidade, Patrimônio, Riqueza, Bens, Direitos e Obrigações;
b) descrever a história evolutiva do pensamento contábil ênfase nas teorias escolas da contabilidade, sendo estas as Cinco Contas, a Patrimonialista, a Materialista, a Matemática, a Econômica, a Patrimonial e Positiva;
c) conceituar Patrimônio, Bens, Direito e Obrigações na visão do Direito;
d) identificar a natureza, procedimento e hierarquia das leis para a Contabilidade;
e) reconhecer a influência da Matemática na história evolutiva do Pensamento Contábil;
f) demonstrar a importância da Matemática para a Contabilidade;
g) identificar se há relação dos conceitos conteúdos trabalhados nas disciplinas de Análise Macroeconômica com as demais disciplinas no semestre;
h) elaborar um relatório com coerência, coesão de acordo com norma culta.
O trabalho será realizado através de pesquisa científica mediante estudo de referências teóricas, embasadas e publicadas por especialistas sobre o assunto abordado.
A pesquisa em pauta é classificada como científica, pois segundo Andrade (1999, p. 102-107):
[...] quanto à natureza, é um resumo de assunto, ou seja, trata-se de pesquisa fundamentada em trabalhos mais avançados, publicadas pôr autoridades no assunto, e que não se limita à simples cópia das idéias. [...] Quanto aos objetivos ela é do tipo descritiva, pois os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles. [...] Quanto aos procedimentos será uma pesquisa bibliográfica.
Com o intuito de facilitar a compreensão deste estudo, este trabalho divide-se em capítulos e seções. No primeiro capítulo, apresenta-se a introdução com considerações relacionadas ao tema da pesquisa, a formação do problema, a justificativa e os objetivos que se pretende alcançar. O segundo capítulo constitui-se do desenvolvimento acerca de autores que descrevem sobre o tema. No terceiro são elaboradas as considerações finais.
2 FUNDAMENTAÇÃO
...