CRAS/PAIF
Resenha: CRAS/PAIF. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: peekeka • 2/10/2014 • Resenha • 267 Palavras (2 Páginas) • 399 Visualizações
Os instrumentos e técnicas utilizados para
desenvolver as ações pertinentes ao cotidiano do
trabalho desenvolvido no CRAS pelo (a) assistente
social são: prontuários, plantão social, planejamento,
fichas de avaliação, visitas domiciliares, busca ativa,
escuta, entrevistas, organização, sistematização,
monitoramento e avaliação das ações dos serviços
ofertados no CRAS/PAIF.
na extremidade inferior da relação. Logo, percebe-se um contexto de desigualdade social, gerada primordialmente pela diferenciação econômica entre pessoas dentro de uma mesma sociedade. Comprovando o pensamento de Karl Marx “A desigualdade social é um fenômeno causado pela divisão de classes e que por haverem, nessas divisões, classes dominantes, estas se utilizavam da miséria gerada pela desigualdade social como instrumento de manter o domínio estabelecido sobre as classes dominadas, numa espécie de ciclo”
Neste contexto de desigualdades que surgem as politicas sociais, como maneira de estabelecer meios de proteção a população que não tem condição suprir as necessidades básicas enquanto cidadãos e o assistente social enquanto profissional liberal desenvolve metodologias de trabalho com famílias por meio do aprimoramento de conhecimentos técnicos, habilidades e saberes que expressam um reconhecimento social do trabalho profissional. Portanto o aparato de instrumentos e técnicas, quando articulado a um referencial teórico, garante a análise e a interpretação da realidade, bem como uma atuação coerente e comprometida para a consecução do projeto-ético-político da profissão. E o estagio é um momento muito importante pois possibilita ao estagiário de Serviço social compreender as técnicas e a atuação do profissional.
...