CULTURA E SOCIEDADE
Exames: CULTURA E SOCIEDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlarafane • 24/11/2013 • 801 Palavras (4 Páginas) • 682 Visualizações
CULTURA E SOCIEDADE
AULA 1- OS CONCEITOS SOCIOANTROPOLOGICOS DE INDIVIDUO EM SOCIEDADE:
As Ciências Sociais compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política.
Sociologia: tem como objeto de estudo a sociedade, com ênfase nas suas diferentes formas de organização, bem como nos processos que interligam os indivíduos em grupos e instituições.
Antropologia: O olhar antropológico privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. Sua abordagem possui um caráter integrativo, cujo propósito é não “parcelar o homem”.
Ciência política: Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, como a sua origem, manutenção, distribuição, transferência, ou perda.
As relações entre indivíduo e sociedade
“O homem faz a sociedade, ou a sociedade faz o homem?”
AULA 2-OBJETO E MÉTODO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS:
“O ofício de sociólogo”
Ao observar os fenômenos sociais somos levados a nos confrontar com nossas próprias posições, nossos valores, nossa visão de mundo, que interferem na nossa pesquisa. Nossa fala, nossos gestos, nosso modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e que influencia em nossa visão de mundo.
As ciências naturais e exatas: estudam fatos simples, ou seja, eventos que são facilmente isoláveis recorrentes e sincrônicos. Nestes casos há uma distância significativa entre o cientista e o seu objeto de pesquisa. Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais.
Ciências Sociais: estudam fenômenos complexos, situados em planos de causalidade, cuja determinação pode ser consideravelmente variada.
AULA 3 - ANÁLISE ANTROPÓLOGICA DA CULTURA:
Conceito de cultura: Segundo Edward Taylor (um dos primeiros antropológicos) a cultura poderia ser definida como todo aquele conjunto de conhecimentos, que inclui crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de um grupo ou sociedade.
ETNOCENTRISMO: é um fenômeno universal. Os indivíduos veem o mundo através de sua cultura e têm a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.
RELATIVISMO CULTURAL: A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.
“Toda diferença é preciosa e precisa ser tratada com carinho”
AULA 4 – DIVERSIDADE CULTURAL E FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA
A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, danças, vestimenta, tradições e heranças fisicas e biologicas, bem como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente etc.
MITO DAS TRÊS RAÇAS: O mito das três raças trata-se de uma noção desenvolvida tanto no senso comum quanto em obras de autores como Darcy Ribeiro que afirma que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas através de influências culturais de três raças: a européia (portuguesa), a africana e a indígena.
AULA 5 – CONTEXTO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DAS CIÊNCIAS
...