Caso Concreto
Seminário: Caso Concreto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2002020 • 4/10/2014 • Seminário • 303 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Caso concreto 3:
Item (i) :
O método antropológico usado por Franz Boas foi o trabalho de campo. Este método consistia na introdução dos antropólogos na sociedade “selvagem” que se pretendia estudar, o que antes era observado de longe (pesquisa bibliográfica). O objetivo da pesquisa de campo era investigar os costumes culturais daquela sociedade,sua principal ferramenta era a coleta de dados.
Item (ii) :
Para Franz Boas, o relativismo cultural, por ele chamado de axiomático, era a forma de estudar sociedades culturalmente desconhecidas com complascência e alteridade, ou seja, compreender a visão do outro com uma valoração na diversidade cultural, e também sem uma visão etnocêntrica, pois ele acreditava que cada sociedade com sua particularidade não deixava de ser melhor e nem pior que a outra, e é justamente essa variedade de formas de viver que torna a vida humana uma riqueza.
Questão alternativa:
Expressar o processo de observação dos valores da própria cultura como se fossem únicos ou superiores. Alternativa 'B'.
Gênero pode significar principalmente a diferença entre os homens e as mulheres. Pode ser usado como sinônimo de sexo e também na referência as diferenças sociais.Gênero em biologia é um termo utilizado na classificação cientifica e agrupamento de organismos vivos formando um conjunto de espécies com características morfológicas e funcionais refletindo a existência de ancestrais comuns e próximos. Por exemplo, “homo sapiens” é o nome da espécie humana a qual pertence ao gênero “homo”.
Violência de gênero aquela que é exercida de um sexo sobre o sexo oposto. Em geral, o conceito refere-se à violência contra a mulher, sendo que o sujeito passivo é uma pessoa do género feminino. Neste sentido, também se aplicam as noções de violência machista, violência no seio do casal e violência doméstica (designação mais usada).
Nenhuma forma de violência e/ou agressão física pode ser explicada ou justificada pela linguagem.
...