Caso Concreto 8
Artigos Científicos: Caso Concreto 8. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CamillaMB • 31/5/2013 • 345 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
Plano de aula 8 – caso concreto 8
Questão discursiva 1
Resposta: Teoria do individualismo, para Weber, não há sociedade sem indivíduos e, por isso, estes e as suas ações, os acontecimentos singulares, são o objeto primeiro da Sociologia.
Questão discursiva 2
Resposta: Porque a sociedade moderna retalhou a família, o sentindo do trabalho em grupo e promoveu a competição. Uma sociedade egoísta, robótica, competitiva, esmagadora em questões de educação e trabalho. A introdução e facilidade do uso da internet, a falta de tempo, a violência, leva o indivíduo a se encolher dentro de si mesmo, além do capitalismo, o grande agente do individualismo.
Questão objetiva 1
Resposta: Alternativa correta letra A.
Plano de aula 9 – caso concreto 9
Questão discursiva 1
Resposta: O conceito de poder é impreciso e amorfo, porquanto toda uma sociedade de constelações de interesses pode colocar alguém na condição de impor sua vontade em uma dada situação. Assim, ele propõe o conceito de dominação, um caso especial de poder, que se refere a probabilidade de encontrar obediência à uma determinada ordem, o que implica em se ter uma forma de subordinação de sujeitos por outros sujeitos. A diferença básica entre as concepções reside no fato de, no caso do poder, a obediência não é um dever, enquanto que, quando se fala em domínio, a obediência se alicerça no reconhecimento da legitimidade, por parte daqueles que obedecem as ordens que lhes são dadas.
Questão discursiva 2
Resposta: Em uma sociedade liberal, os conflitos de classe são resolvidos pelo Estado. Já no Estado Patrimonialista, típico exemplo do caso brasileiro, o poder público é o lugar onde a sociedade se constitui. O Estado é o próprio patrimônio, é organismo a ser parasitado por grupos de interesses e indivíduos dedicados a transformarem a coisa pública em coisa própria. O Estado como protagonista das ações sociais é a causa do “autoritarismo brasileiro”. Na tradição brasileira, todas as questões – religiosas, econômicas, educacionais – passam sempre pelo crivo do poder público. O Estado, marcado por uma burocracia pesada e pouco ágil, sobrepõe à sociedade civil, fraca e pouco articulada.
Questão objetiva 1
Resposta: Alternativa correta letra C.
...