Caso Concreto De Fcs
Dissertações: Caso Concreto De Fcs. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cruznunes • 21/11/2014 • 694 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
Émile Durkhein
Funcionalismo
Os Fatos Sociais
Ação Racional, afetiva, tradicional
Max Weber
Compreensiva
Classe Social
Ação e Relação Social
OBJETO DE ESTUDO
Émile Durkhein Os fatos sociais são classificados como normal ou patológico. Exemplo respectivamente o crime e a greve.
Tipos sociais: solidariedade mecânica (sociedades simples) e solidariedade orgânica (sociedades complexas).
Marx Weber Classes social
Ele ver as classes por o que ele chama de oportunidade típica.
Denomina por ‘situação de classe’ a oportunidade típica que, em certo regime econômico, um indivíduo pode optar ou não optar de materiais ou de trabalho com a finalidade obter renda e progreção.
Durkhein
Adotava métodos de observação, indução e experimentação, assim como alguns cientistas naturais.
O racionalismo de kant, o darwinismo, o organicismo alemão e o socialismo de cátedra também influenciaram Durkhein, mas ele usa as influencias recebida em um novo sistema. Durkhein via na ciência social uma expressão da consciência racional das sociedades modernas, mas não excluía o dialogo com a História, a Economia e a Psicologia.
web
"O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações. Se, por exemplo, uma pessoa dá a outra um pedaço de papel, esse fato, em si mesmo, é irrelevante para o cientista social.
Durkheim manteve como foco de seus estudos a sociedade, a interação nas sociedades modernas e essencialmente seus fatores coercitivos. À sua época fatores de coesão como etnia e religião já se encontravam demasiadamente dispersos, cabia, portanto, explicar o funcionamento das sociedades modernas, como estas podiam se manter coesas mesmo frente à crise de alguns elementos antes tido como fundamentais. Para ele a solução estava na aproximação científica dos fenômenos sociais.
Ao contrário de Max Webber, ele não se interessava pelas razões que motivavam as ações individuais, mas somente pelos “fatos sociais” termo criado pelo mesmo para designar os fenômenos que não se restringiam a uma só pessoa. Estes possuíam, portanto, uma existência independente e mais objetiva que as ações individuais, sendo explicados somente por outros fatos sociais.
Durkheim exemplifica e caracteriza o fato social através de dois aspectos específicos, aqueles cristalizados em crenças e práticas constituídas (regras jurídicas, sistemas lingüísticos, financeiros etc..) e outros chamados de correntes sociais, cuja expressão não possui forma cristalizada e/ou regular- nesse caso são pensadas as manifestações coletivas em assembléias e situações de grande excitação. Nesse esquema explicativo, Durkheim aponta que,
...