Ciencias Social
Trabalho Escolar: Ciencias Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zucarelli • 8/3/2014 • 573 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
CIÊNCIAS SOCIAIS, OS SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.
A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.
Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).
A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, de outros seres como os vegetais e animais.
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São idéias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.
Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
As funções da cultura são:
• Satisfazer as necessidades humanas;
• Limitar normativamente essas necessidades;
• Implica em alguma forma de violação da condição natural do homem.
Por exemplo: paletó e gravata são incompatíveis com clima quente, privar-se de boa alimentação em prol da ostentação de um símbolo de prestígio, como um automóvel, pressão social para que tanto homens quanto mulheres atinjam o ideal de beleza física.
Já o conceito de cultura de massa pode ser definido como padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda, instrução, ocupação etc.
Indivíduo refere-se a personalidade, a singularidade do ser. O indivíduo, enquanto entidade única, a individualidade, refere-se á identidade, aquilo que determina uma pessoa como "única" em relação aos outros.
A individualidade está profundamente ligada a percepção de si, como ser construído historicamente (Marx), pelo discurso (Foucault) ou pelos efeitos do inconsciente (Freud), cada abordagem filosófica ou científica, determina a construção da identidade dentro sua abordagem, ou em cada tempo que o determina.
Em uma abordagem que combina a antropologia cultural e o pós-estruturalismo, o sujeito é produto dos diversos discursos, ou de sua relação (interativa) entre à malha simbólica (a dimensão cultural) e suas estruturas subjetivas (do indivíduo).
A individualidade diz respeito também, aquilo que me difere do outro, a diferença esta profundamente ligada a individualidade, seu oposto, a fragmentação da identidade, tem raízes na concentração demográfica, na ênfase na coletividade e na cooperatividade na modernidade.
A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de
...