Ciencias Socias
Trabalho Universitário: Ciencias Socias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 179600 • 21/7/2013 • 6.018 Palavras (25 Páginas) • 485 Visualizações
Embora seja difícil distinguir precisamente um conceito de outro, podemos dizer que ____________ são o objetivo ou o sentido da ação social. Por sua vez, ____________ são as restrições e coerções às condutas individuais e coletivas. Enquanto ____________ age internamente nos indivíduos, em sua motivação, ____________ atuam de forma externa.
Qual alternativa preenche corretamente as lacunas?
Escolher uma resposta.
a. valores sociais – normas sociais – o controle – as regulamentações
b. valores sociais – normas – o valor – as normas
c. normas – valores sociais – o controle – regras
d. costumes – regras – o hábito – as sanções
e. normas – regras – a norma – o valor
Resposta correta: valores sociais – normas – o valor – as normas.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta e demonstra compreensão de como valores e normas estão interligados. As normas são regras de comportamento, que refletem ou incorporam os valores de uma cultura. Os valores orientam as ações e são internalizados pelos indivíduos. Assim, as normas, consistem em regras e imposições externas aos indivíduos, mas baseadas em valores sociais.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question2
Notas: 1
A imagem abaixo está relacionada à lei antifumo, sancionada pelo governo de São Paulo no ano de 2009.
Sobre este contexto, é correto dizer que:
Escolher uma resposta.
a. As normas constroem os valores sociais, por isso a regulamentação governamental é importante para formar indivíduos conscientes
b. Quando opiniões comuns tornam-se cada vez mais fortes, podem dar origem à normas sociais
c. As imposições normativas das sociedades enfraquecem os valores sociais individuais. As normas não refletem os valores de uma cultura, elas representam formas de controle político.
d. As imposições normativas das sociedades enfraquecem os valores sociais individuais
e. As normas não refletem os valores de uma cultura, elas representam formas de controle político
Resposta correta: Quando opiniões comuns tornam-se cada vez mais fortes, podem dar origem à normas sociais.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta porque as opiniões comuns, quando se fortalecem, deixam nos indivíduos uma sensação de que precisam ser respeitadas, e podem se tornar normas sociais. Por isso, se diz também que as normas são variáveis ao longo do tempo, já que as maneiras de pensar dos indivíduos mudam.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question3
Notas: 1
Quando existe uma norma num grupo, os membros estão prontos a aplicar sanções e a intervir quando há infração. Sobre este contexto, assinale a alternativa incorreta:
Escolher uma resposta.
a. O conceito de desvio social é bem mais amplo do que o de crime, que se refere a uma conduta não conformista que infringe uma lei
b. As normas sociais são acompanhadas por sanções, que promovem a conformidade. As sanções protegem as normas da não conformidade
c. As normas sociais são acompanhadas por sanções, que promovem a conformidade. As sanções protegem as normas da não conformidade e o conceito de desvio social é bem mais amplo do que o de crime, que se refere a uma conduta não conformista que infringe uma lei.
d. A lei é uma sanção, definida pelo governo, como uma regra ou um princípio que deve ser seguido pelos cidadãos
e. O crime e as outras formas de desvio são geneticamente determinadas, por isso a conformidade e o desvio são definidos universalmente
Resposta correta: O crime e as outras formas de desvio são geneticamente determinadas, por isso a conformidade e o desvio são definidos universalmente.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta à medida que a ideia de que o crime e os desvios são determinados geneticamente se tornou amplamente desacreditada. Para a Sociologia, a conformidade e o desvio são definidos de modos diferentes em contextos sociais distintos.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question4
Notas: 1
“No panorama brasileiro, o estado desordenado do sistema carcerário constitui-se mais um dos efeitos da falência dos paradigmas da modernidade. A prisão serve tão somente para deportar do meio social aqueles indivíduos que representam um risco à sociedade. (…) Ela exclui do ângulo de visibilidade as mazelas sociais, mas não recupera o infrator e não contribui para diminuir as práticas criminosas.”
(Maria Angélica Dassi – “A pena de prisão e a realidade carcerária brasileira: uma análise crítica” – Disponível em:http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/bh/maria_angelica_lacerda_marin_dassi.pdf . Acesso em 22/05/10).
Entre as sanções físicas, empregadas pelo Estado, estão as prisões. Sobre a prisão como resposta ao crime, de modo geral, cabe apontar que:
Escolher uma resposta.
a. O constrangimento
...