TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências básicas necessárias para um gerente de sucesso

Tese: Competências básicas necessárias para um gerente de sucesso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Tese  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 3 PASSO 1

Principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso

Para ser um gestor de sucesso, é preciso manter sua equipe constantemente motivada, tendo um bom relacionamento, traçar metas e delegando-as a cada um. Deve sempre estar preparado para resolver as mais diferentes adversidades, tanto no ambiente externo, quanto no interno. Para tantas responsabilidades assim, um líder precisa desenvolver algumas habilidades especificas que são de suma importância para a gestão de uma empresa.

Capacidade de lidar com problemas:

Os gestores são constantemente colocados sobre pressão, e saber passar por tal adversidade de maneira tranqüila e que não prejudique seus colaboradores, caracteriza-se como uma das principais habilidades de um gestor de sucesso.

A resiliência é a capacidade de lidar com problemas e resistir as mais diversas pressões colocadas pela empresa. Um gestor resiliente sabe muito bem que a pressão faz parte do jogo e consegue absorve-la de uma maneira calma e que não prejudique os colaboradores.

Polivalência:

É extremamente importante um líder ter o conhecimento e saiba comandar todas as áreas da empresa. Deve ter um conhecimento global sob elas. Um gerente polivalente consegue trabalhar em varias frentes da empresa. Um líder que passa por esse processo, tem uma visão mais ampla sobre diferentes situações.

Adaptabilidade:

Um bom líder é capaz de trabalhar em qualquer tipo de empresas sendo ela pequena ou grande. Essa capacidade de se adaptar em qualquer tipo de modelo gerencial e saber o que deve ser feito em cada uma delas, é uma habilidade extremamente importante para o desenvolvimento de um líder.

Ponderação:

Durante a gestão, o líder se depara com varias situações complexas que exige várias decisões com um alto grau de importância, podendo mudar inclusive o futuro da companhia, dos colaboradores, dos empresários e até mesmo dele próprio. Por isso é importante que o gestor saiba ponderar cada opção em cada momento e as conseqüências envolvidas no processo. Ele deve por tudo na balança e sugerir as decisões mais coerentes para a situação da empresa.

Interação:

O gestor precisa conhecer toda a sua equipe e ter o melhor relacionamento possível, a fim de conhecer as pessoas com quem trabalha e assim poder extrair as principais habilidades de cada colaborador e usar-la ao máximo. Torna-se assim um excelente diferencial no cotidiano da empresa. Além disso, a boa convivência e uma boa gestão produzem respeito e admiração por parte dos colaboradores, tornando-as suscetíveis a aceitar as decisões tomadas pelo líder.

Conceito de empresa, gestor e empresário

Empresa:

Conceitualmente, empresa é uma entidade construída sob qualquer forma jurídica para a exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviço, ou seja, produz e oferece bens e serviços. Uma empresa passa por diversas etapas no processo de organização, onde é iniciada nas pesquisas dos problemas existentes, e passando pela implementação das possíveis soluções encontradas.

Gestor:

Segundo o conceito clássico, desenvolvido por Henri Fayol, o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento da organização, da liderança ou direção e do controle, a fim de atingir os referidos objetivos. Daqui se conclui que o gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelece as regras políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando (ou liderança) e de controle.

Empresário:

Os conceitos de empresa e empresários são diversas vezes confundidos. O empresário é aquele que detém a propriedade dos bens de produção, gozando, diretamente, ou por meio de seus representantes, dos poderes relacionados a gestão da empresa. Empresário é um conceito que vem definido em lei, e se refere ao profissional que exerce alguma atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços.

Porque as empresas são consideradas sistemas abertos

O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. Por essa razão, o sistema aberto é também chamado sistema orgânico. O melhor exemplo de sistemas abertos são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente o homem. Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis. O sistema é aberto à medida que efetua transações ou intercâmbios (entradas e saídas) com o ambiente que o envolve. Em outros termos, o sistema aberto apresenta uma grande interdependência com o seu ambiente.

O que é missão, visão e valores organizacionais

Missão:

A missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem? A organização deverá seguir uma linha da qual não abre mão, como por exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, etc. A missão dentro de uma organização é de suma importância. Ali é traçado seu comprometimento para com o cliente e reafirma seus objetivos.

Visão:

A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado pelos esforços individuais, da equipe e pela alocação de recursos. A visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado. Deve ser uma frase prática, realista e visível, pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados inatingíveis. Uma simples frase pode sintetizar essa idéia sendo, ao mesmo tempo, ambiciosa e inspiradora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com