Comportamento
Por: Junior Carvalho • 30/3/2015 • Exam • 480 Palavras (2 Páginas) • 99 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
Comportamento Organizacional
Pensando nos métodos e contribuições para uma educação básica, seis pessoas são fundamentais com suas ideias e teoria.
Ideias na qual foram reunidas para a criação do Hexagrama. Foi uma forma de identificar e guardar as contribuições de educadores e orientadores.
Alfred North Whitehed: Educação e Utilização do Conhecimento Útil.
Informa que independente do que cursamos, todo o conhecimento que adquirimos, tem a finalidade de nos fazer viver uma vida melhor, como pessoa e sociedade, contribuímos para um mundo melhor em todos os sentidos.
“Só existe uma única disciplina para a educação, e esta é a vida em todas as manifestações”.
Howard Gardner: Inteligências Múltiplas.
Gardner com sua teoria nos diz que existem três bases:
Primeira: “As pessoas não são iguais”. Define que somos diferentes, cada um tem uma forma e um jeito de pensar.
Segundo: Por não sermos iguais, um processo educacional funciona com a maior eficácia se tais diferenças são levadas em consideração e não negadas ou simplesmente ignoradas.
Terceiro: Não é possível tratar todas as pessoas numa única dimensão de inteligência, devemos levar em consideração os tipos de inteligências explorados como, interpessoal, espacial, linguística, lógica-matemática, intrapessoal, corporal e musical.
Paulo Freire: Pedagogia Revolucionária.
Freire em sua teoria nos leva a conscientização ou consciência crítica, que define que toda a educação deve ser baseada nas atitudes e reflexão sobre o ser humano e sua cultura, capacitando o indivíduo a um potencial brilhante.
Peter Senge: Aprendizagem Organizacional.
Senge nos indica que o melhor conceito de aprendizagem é individual e em grupo, atuando em organizações, que nos possibilita a interação entre pessoas e organizações, refere-se à atitude e desempenho dos trabalhadores em suas empresas, revelando-se suas eficiências, eficácia e efetividade.
Daniel Goleman: Inteligência Emocional.
Goleman nos diz que não basta ser bom em algo se não tivermos alto controle, ou seja, inteligência emocional, pois até mesmo uma pessoa com o QI altíssimo pode se dar mal caso não desenvolva esse tipo de inteligência.
Sócrates: Maiêutica.
Sócrates com a sua habilidade de falar e questionar muito, nos ensina a importância da relação entre mestres e alunos. Segundo ele, nesta relação são fornecidas informações que contribuem para o desenvolvimento do conhecimento através de experiências geradas por pontos de vista e questionamento.
Enfim, ao analisarmos todos esses conceitos podemos perceber bases essenciais para a formação de qualquer individuo, inclusive para ser aplicado dentro de uma organização. Observa-se que todo o indivíduo com conhecimento básico pode ter um futuro promissor e brilhante, sabendo adaptar-se melhor, relacionar-se melhor e absorver melhor todos os tipos de informações que contribuam para seu conhecimento. Com seus objetivos definidos claramente consequentemente contribuirá para uma sociedade melhor.
...