Comportamento Organizacional
Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luiztelpizov • 19/3/2014 • 5.044 Palavras (21 Páginas) • 706 Visualizações
O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
Podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas.
Este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. Ele inclui componentes básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
Desde a mais tenra idade, observamos as ações das outras pessoas e tentamos interpretar o que vemos. Mesmo que nunca tenha se dado conta disto, você foi um “leitor” de pessoas por toda a sua vida. Você observa o que as outras pessoas fazem e tenta compreender o porquê de seu comportamento. Além disso, você também tenta prever o que elas fariam sob determinadas circunstâncias. Infelizmente, esta abordagem casual e senso comum costuma induzir a erros de previsão. Você pode aprimorar sua capacidade de previsão substituindo suas opiniões intuitivas por uma abordagem mais sistemática.
O comportamento não é aleatório. Existem algumas consistências fundamentais no comportamento de todos os indivíduos que podem ser identificadas e, então, modificadas para refletir as diferenças individuais.
Existem leis ( escritas ou não ) em praticamente todos os ambientes. Podemos argumentar que é possível prever comportamentos ( certamente que não com 100% de precisão) em supermercados, salas de aula, consultórios médicos, elevadores e na maioria das situações estruturadas. Por exemplo, ao entrar no elevador, você se vira de frente para a porta? A maioria das pessoas faz isso. Mas você ouviu dizer em algum lugar que isto deveria ser feito? É claro que não! Da mesma forma que somos capazes de prever o comportamento os motoristas ( para os quais existem regras escritas ), também podemos prever o comportamento das pessoas no elevador ( onde existem poucas regras estabelecidas). Em uma sala de aula com 60 alunos, se você quiser fazer uma pergunta ao professor, certamente levantará a mão. Por que motivo você não bate palmas, fica em pé, levanta uma perna, tosse ou grita “Ei, você aí”? O motivo é que você aprendeu que levantar a mão é o procedimento adequado para uma sala de aula. Esses exemplos servem para ressaltar que o comportamento é geralmente previsível e o seu estudo sistemático é uma forma de realizar previsões razoavelmente acuradas.
Quando falamos em estudo sistemático, estamos nos referindo ao exame dos relacionamentos, à tentativa de atribuição de causa e efeito e de basearmos nossas conclusões em evidências científicas – ou seja, em dados coletados sob condições controladas, medidos e interpretados de maneira razoavelmente rigorosa.
O estudo sistemático substitui a intuição, aquela “sensação” sobre o “por que faço o que faço” e “ o que move as demais pessoas”. Isso não quer dizer que o que você aprendeu de maneira não sistemática esteja necessariamente errado. Mas, você irá se deparar com evidências de pesquisas que contrariam o senso comum.
DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a Psicologia, a Sociologia, a Psicologia Social, a Antropologia e a Ciência Política.
PSICOLOGIA: é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. Os cientistas que contribuem nesta área de conhecimento são os que estudam as teorias relativas ao processo de aprendizagem e à personalidade, os psicólogos clínicos e, principalmente, os psicólogos organizacionais e industriais.
Inicialmente, os psicólogos organizacionais e industriais estudavam os problemas de fadiga, falta de entusiasmo e outros fatores relevantes para as condições de trabalho que poderiam impedir um desempenho eficiente. Mais recentemente, sua contribuição se expandiu para incluir estudos sobre aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de liderança, necessidades e forças motivacionais, satisfação com o trabalho, processos de tomada de decisões, avaliação de desempenho, mensuração de atitudes, técnicas de seleção de pessoal, planejamento do trabalho e estresse profissional.
SOCIOLOGIA: A Sociologia estuda o sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papéis, ou seja, estuda as relações das pessoas entre si. A maior contribuição dos sociólogos foi no estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações. Algumas das áreas que mais receberam contribuições da Sociologia foram a dinâmica de grupo, o desenho de equipes de trabalho, a cultura organizacional, a teoria e a estrutura da organização formal, a tecnologia organizacional e aspectos como poder, comunicação e conflitos.
PSICOLOGIA SOCIAL: é uma área dentro da Psicologia que mistura conceitos desta ciência e da Sociologia. Seu foco é a influência de um indivíduo sobre o outro. Um dos temas mais investigados pela Psicologia Social é a mudança – como implementá-la e como reduzir as barreiras para sua aceitação. Além disso, os Psicólogos Sociais também fazem significativas contribuições nas áreas de mensuração, entendimento e mudança de atitudes; padrões de comunicação; as formas pelas quais as atividades em grupo podem satisfazer necessidades individuais e o processo de tomada de decisão em grupo.
ANTROPOLOGIA: é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. O trabalho dos antropólogos sobre culturas e ambientes, por exemplo, atem nos ajudado a compreender melhor as diferenças de valores, atitudes e comportamentos fundamentais ente povos de diferentes países ou de pessoas em diferentes organizações.
CIÊNCIA POLÍTICA: A Ciência Política estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Alguns tópicos específicos
...