Comportamento Organizacional
Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulinha77 • 20/3/2014 • 274 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
Administrar uma empresa, atualmente requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional (QUADROS e TREVISAN, 2012).
De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupos, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho (QUADROS e TREVISAN, 2012).
É preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e considerando as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura (QUADROS e TREVISAN, 2012).
Pode-se dizer que o Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações (QUADROS e TREVISAN, 2012).
O comportamento organizacional é analisado de forma qualitativa, quantitativa e através de atributos psicossociais dos indivíduos (CARVALHO, 2012).
O ser humano é a essência do sucesso ou fracasso de uma organização, é através de sua competência, atitude, potencial e motivação que desenvolvem planejamentos e estratégias rumo ao sucesso (CARVALHO, 2012).
A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade e desempenho) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão de obra e material). Um gerente eficiente é aquele que realizada a tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem a eficiência e vice-versa. Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar são realizadas com eficácia e eficiência (SAUTE, 2012).
...