Comportamento Organizacional
Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: radiovalefm • 19/8/2014 • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 314 Visualizações
2. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa, seu comportamento humano focando ações e atitudes individuais, e grupos no ambiente das organizações. Lembrando que organização são as pessoas que nela operam, é à força de trabalho, as pessoas que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade. Então gerenciar uma organização, requer sensibilidade, e entendimento, pois permitirá entender o comportamento individual e dos grupos no ambiente de trabalho.
Sistemas de Organização
Sistemas abertos Sistemas fechados
CHIAVENATO(1987), ao se reportar sobre a interação organização-ambiente, o faz da seguinte forma : "se o sucesso organizacional é percebido primariamente em função das relações entre a organização(sistema) e o seu ambiente, em função, pois, da capacidade de resposta da primeira ao segundo, então os fatores determinantes dos critérios, estruturas, métodos e comportamentos da organização serão programas - e não princípios - orientados para as necessidades externas - e não internas - programas esses que devem representar uma operacionalização das demandas do ambiente".
Assim entende – se por um sistema aberto, um sistema que está em constante interação com o ambiente, da forma como acontece com os seres vivos(indivíduos). CHIAVENATO(1987),conceitua sistemas fechados : "São os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim, não recebem nenhuma influencia do ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente. Os autores tem dado o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado e que operam com muito pequeno intercâmbio de matéria. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas".
Neste Sistema tratava as organizações como máquinas, ignorando a existência do homem, reduzindo a liberdade de ação dos trabalhadores, em favor do controle exercido por suas máquinas e supervisores.
3. INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL
Todas as mudanças — sejam as mais complexas, ou pequenas melhorias ou adaptações — resultam em investimento científico e tecnológico (em qualquer área do conhecimento). Mas para que esse investimento tragam melhorias efetivas para a organização, é preciso, portanto, que sejam resultantes da aplicação de algo novo e útil para a empresa.
Inovação organizacional: é investir no desenvolvimento de novas tecnologias, criar produtos e serviços novos,mudar a forma de pensar e agir, e a maneira que a organização atua num mercado, estar em constante mudança, ser competitivo, permitindo assim obter vários benefícios para a empresa, como por exemplo, a satisfação de clientes e empregados.
Toda inovação visa de um modo geral melhorar o desempenho de uma empresa, reduzindo os custos administrativos ou custos de transação e ao mesmo tempo estimulando o local de trabalho;
3.1. PESQUISA REALIZADA COM PESSOAS DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Pergunta: Para você o que é preciso para haver Inovação no ambiente organizacional?
Faixa etária: Número de entrevistados Respostas dos entrevistados
18 a 24 anos 5 Inovar os Produtos/Serviços oferecidos pela empresa, introduzindo algo novo, bastante melhorado em relação ao que foi criado inicialmente, exemplificando esse tipo de inovação: a criação do telefone sem fio.
25 a 30 anos 9 Inovar o processo de produção ou de prestação de serviço, através novos maquinários e equipamentos, aumentando a facilidade de produção e dando eficácia aos resultados; exemplificando esse tipo de inovação: compra de computadores que passou a armazenar dados, acabando com volumes imensos de papeis;
31 a 40 anos 6 Inovar o processo de Marketing/Publicidade implementando um novo conceito ou estratégia que difere significativamente dos métodos existentes em outras empresas; exemplificando esse tipo de inovação mudança na embalagem, distribuição, na promoção ou na política de preços dos produtos ou serviços oferecidos.
4. TRABALHO EM EQUIPE
O sucesso de uma organização depende e muito de sua equipe, e para isso é necessário que todos trabalhem a fim de atingirem metas comuns. As características principais de uma equipe de sucesso são:
• União: é necessário que haja união entre todos desta equipe. Todos os esforços vão, em uma única direção, cada um trabalhando para complementar o trabalho do outro, afim de completar um trabalho específico e/ou alcançar alguma meta comum a todos.
• Organização própria: Criar sua própria forma de trabalhar, tendo independência em suas atitudes, e todos os componentes desempenham papéis diversos, dependendo da ocasião, de acordo com as necessidades e aptidões;
• Apoio mútuo: Todos os componentes da equipe, sem distinção deverá demonstrar ajuda mútua, cooperação total uns com os outros na realização de um trabalho e/ou no cumprimento de uma meta, deverá distribuir as tarefas de acordo com as aptidões, dando todas as orientações quando se fizer necessário,
...