Comportamento Organizacional
Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anatour • 11/6/2013 • 1.147 Palavras (5 Páginas) • 2.264 Visualizações
Definindo Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Tendo como finalidade atingir produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Produtividade: Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, obtendo resultados ao mais baixo custo possível (eficiência e eficácia).
Absenteísmo: O absenteísmo é o não-comparecimento do funcionário ao trabalho.
Rotatividade: É a permanente saída e entrada de pessoas da organização, voluntária ou involuntariamente.
Cidadania Organizacional ou Satisfação com o trabalho: Podemos definir neste momento como a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer.
Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e a ciência política.
A psicologia com conceitos sobre diferenças individuais, personalidade, sensação, motivação, aprendizagem;
A sociologia: com status, prestígio, poder e conflito etc;
A sociologia organizacional com teoria organizacional, dinâmica organizacional
A psicologia social com conceitos sobre grupo, dinâmica de grupo, interacção, liderança, comunicação, atitudes, tomada de decisão grupal;
A antropologia com conceitos sobre cultura organizacional, análise cultural, valores e atitudes;
As ciências políticas com conceitos sobre poder, conflito e política organizacional;
Definições de Comportamento Organizacional
Segundo Chiavenato, o comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.
A cultura, classe social, família, amigos, instituições, experiências e leituras, valores, crenças, atitudes, emoções, competências e motivação são fatores que influenciam o comportamento humano.
O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Segundo ROBBINS:
“Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”. (1999: 6)
O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. (ROBBINS, 2005, p. 6)
As duas definições analisam o comportamento organizacional como um estudo do comportamento das pessoas dentro das organizações, como eles agem individualmente ou em grupos.
Segundo Chiavenato, a cultura, classe social, família, amigos, instituições, experiências e leituras, valores, crenças, atitudes, emoções, competências e motivação são fatores que influenciam o comportamento humano
Já Robbin, enfatiza o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Quadro Comparativo entre Sistemas Aberto e Sistemas Fechados
Sistemas Abertos
Sistema que tem muitas entradas e saídas e permitem intensas transações com seu ambiente externo. Dentro desta abordagem, a empresa é visualizada como sistema aberto em um dinâmico relacionamento com seu ambiente, recebendo vários insumos (entradas), transformando esses insumos de diversas maneiras (processamento ou conversão) e exportando resultados na forma de produtos ou serviços (saídas).
Os sistemas
...