TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  3.648 Palavras (15 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Hoje em dia todas as organizações necessitam conhecimentos de produção, finanças, recursos humanos, marketing e uma analise aprofundada de sua estrutura tais como ambiente, tecnologia, personalidade e cultura para obterem êxitos em suas atividades.

Comportamento Organizacional e a forma de entender condutas comportamentais de seus indivíduos que ali operam, as quais demonstram em linhas gerais os princípios suas normas e valores delineados pela administração.

Uma definição aprofundada de Comportamento Organizacional é a necessidade de compreensão da personalidade e as diferenças inerentes de cada indivíduo de uma organização, pois o ser humano é uma essência, o determinante do sucesso ou fracasso organizacional, pois é através de sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciais que lhes concede vantagem competitiva.

O objetivo principal desse projeto e esclarecer de uma forma clara e sintética, a definição simplificada de Comportamento Organizacional, identificando aspectos essenciais analisando o desempenho o de seus gestores, grupos e indivíduos onde o foco num todo é a busca do objetivo de sua organização.

CAPITULO 1

1.1.DEFINIÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional é a orientação corporativa aplicada no intuito de investigar a natureza do desenvolvimento de um indivíduo ou grupo de pessoas para o planejamento do ambiente de trabalho, fazendo prevalecer o comportamento ético, a flexibilidade e preparando o individuo para as constantes mudanças no contexto empresarial. Buscando também o equilíbrio da vida pessoal e profissional valorizando o capital intelectual.

Uma definição mais apurada sobre o Comportamento Organizacional e a busca da avaliação das pessoas de uma organização onde seus comportamentos afetam diretamente na empresa, analisando aspectos de comunicação interpessoal, motivação, estrutura e processo de grupo, liderança, desempenho de suas atividades, conflitos e planejamentos de seus trabalhos.

1.2.ASPECTOS CONCEITUAIS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Sistema Aberto

A organização concebida como um sistema aberto, à partir da teoria geral dos sistemas, desenvolvida por BERTALANFFY (1969), fundamentado em conceitos da biologia, caracteriza-se por interagir com o ambiente e por passar por constantes adaptações, como ocorre com os seres vivos.

Por outro lado, a concepção das organizações como sistemas abertos, trouxe para o âmbito organizacional conceitos próprios da biologia, como: homeostase, entropia e entropia negativa, e equifinalidade.

MORGAN(1996), assim se coloca : " o conceito de homeostase diz respeito à auto-regulação e à capacidade de conservar um estado equilibrado. Os organismos biológicos procuram conservar uma forma regular que os diferencie do ambiente enquanto mantém uma troca contínua com esse mesmo ambiente. Essas características são conseguidas através do processo de homeostasia que regula e controla o funcionamento do sistema tomando por base aquilo que hoje se conhece como "retroalimentação negativa" segundo a qual um desvio da norma engendra ações destinadas a corrigi-lo.

Dessa forma, tão logo a temperatura do corpo humano se eleva acima dos limites normais, algumas funções do corpo operam no sentido de tentar contra-atacar essa elevação, como por exemplo, começa-se a transpirar e a respirar pesadamente.

Os sistemas sociais também têm necessidade de tais processos de controle homeostático, caso queiram conservar-se de forma estável.

O princípio da equifinalidade refere-se ao fato de ser conseguido um mesmo objetivo à partir de vários meio diferentes.

A entropia é característica dos sistemas fechados, uma vez que esses têm tendência de se deteriorar e parar. Os sistemas abertos, por outro lado, tentam sustentar-se, importando energia para tentar compensar as tendências entrópicas. Dessa forma, é dito que se caracterizam por entropia negativa"(MORGAN,1996).

Sistema Fechado

O pensamento mecanicista tratou as organizações como máquinas, ignorando a existência do homem, através da decomposição analítica do trabalho, reduzindo a liberdade de ação dos trabalhadores, em favor do controle exercido por suas máquinas e supervisores.

A organização, sob essa ótica, era vista como um sistema fechado e que não interagia com o seu ambiente.

CHIAVENATO (1987), assim conceitua sistemas fechados: São os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influencia do ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção do termo. Os autores têm dado o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado e que operam com muito pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente.

Quadro comparativo: Sistemas Abertos e Fechados

Ludwig von Bertalanffy MORGAN

Sistema aberto Fundamentado em conceitos da biologia, caracteriza-se por interagir com o ambiente e por passar por constantes adaptações, como ocorre com os seres vivos.

A possibilidade que tem um sistema de evoluir depende da sua capacidade de passar a formas de diferenciação e integração mais complexas, bem como a uma variedade maior no sistema que facilita a sua habilidade em lidar com desafios e oportunidades propostas pelo ambiente.

Sistema fechado Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sendo assim, eles não recebem nenhuma influência do ambiente e, por outro lado, também não o influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora. A rigor, não existem sistemas fechados na acepção exata do termo.

O autor da o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado e que operam com pouquíssimo intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. O termo também é utilizado para os sistemas completamente estruturados, onde os elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com