Consumismo Cultural
Resenha: Consumismo Cultural. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kevynw • 26/11/2014 • Resenha • 286 Palavras (2 Páginas) • 153 Visualizações
Consumismo Cultural
O consumismo pode ser entendido como algo subjetivo, algo social. Trata-se de uma compulsão ao consumo. Do ponto de vista social, é uma tendência cultural exagerada ou cega para o consumo de bens ou serviços. Tal tendência é estimulada pelos meios de comunicação ou pelo ambiente social no qual se vive.
Evidentemente, o consumo de bens e serviços não é ruim por si só. Se consumir significa algo necessário para sobreviver ou para satisfazer algum desejo, parece que não há nada de ruim nisso. Mas parece que o consumo se torna algo ruim ou preocupante quando ultrapassa o bom senso ou torna-se algo que impede a realização de outras coisas que podem ser consideradas mais importantes. É possível também dizer que o consumismo acaba a fornecer uma falsa felicidade ou uma felicidade muito efêmera e, neste caso, é ruim em razão de representar uma ilusão ou uma mera futilidade, e também algo que vai só progredir o sistema capitalista/financeiro. Dessa forma, haverá, ainda, quem diga que o consumismo é ruim porque faz parte da lógica capitalista, que precisa produzir cada vez mais para que a classe dominante obtenha cada vez mais acúmulo de capital, alimentando, assim, a situação de injustiça popular típica advinda do tal sistema.
Assim, o consumismo seria ruim por todas estas razões. Talvez uma pessoa que compre um livro apenas para dar aparência de erudição seja um caso peculiar de consumismo. Porém, é possível que essa mesma pessoa, sedenta por conhecimento, compre vários livros acreditando sinceramente que irá conseguir lê-los. Seria possível avaliar também tal situação como tipicamente consumista se o indivíduo estivesse bastante consciente de que nunca teria a oportunidade de ler os livros e, ainda assim, insistisse em comprá-los.
...