Contabilidadde
Seminário: Contabilidadde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BettyLucy • 24/5/2014 • Seminário • 357 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
Entende-se por Bens as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades humanas, se eles têm forma física, se são palpáveis.
Denominando- se bens tangíveis: veículos, imóveis, estoque de mercadoria, dinheiro, móveis, utensílios, ferramentas, etc.
Os bens, não palpáveis, são denominados de bens intangíveis: marcas, patentes de invenção, ponto comercial, etc.
Na Contabilidade entende-se por Direitos o poder de exigir alguma coisa de alguém.
Sendo denominados Direitos: valores a receber, títulos a receber, contas a receber, etc. No que se refere à empresa, o direito a receber mais comum decorre das vendas a prazo, quando a empresa vendedora emite uma duplicata como documento com a comprovação da transação. Esse direito denomina-se duplicatas a receber. Como exemplos de outros direitos podemos destacar alugueis a receber, promissórias a receber, impostos a recuperar, etc.
Obrigações são dívidas com outras pessoas. Em Contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, compromissos que deverão ser pagos nas datas de vencimento. Uma obrigação exigível bastante comum nas empresas é a compra de mercadorias a prazo. Nesta operação a empresa compradora fica devendo ao fornecedor da mercadoria; por essa razão, essa dívida é conhecida como fornecedores, que também poderá ser chamada de duplicatas a pagar.
Conceito:
Bens: Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidade da empresa operacionalmente ou com objetivo de gerar ganhos.
Bens de Consumo: são aqueles diretamente utilizados para a satisfação das necessidades humanas. Podem ser duráveis, usados por muito tempo, como os móveis, os eletrodomésticos, ou não duráveis, desaparece uma vez utilizados, como alimentos, cigarro.
Bens de Uso: Representam os bens duráveis, que normalmente são utilizados na operacionalidade da empresa, como: imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios.
Bens de Troca: é tudo o que disponibilizamos para (troca), podendo ser moeda, um bem (mercadorias), um serviço, desde que tenha algum valor.
Bens Intangíveis: Não possuem existência física, porém, representam umas aplicações de capital indispensável aos objetivos sociais, como marcas e patentes, fórmulas ou processos de fabricação, direitos autorais, autorizações ou concessões, ponto comercial, fundo de comércio, benfeitorias em prédios de terceiros, pesquisas e desenvolvimento de produtos, custos de projetos técnicos, despesas pré-operacionais, pré-industriais, de organização, de empresas.
Definição de seus valores totais e valores específicos
...